Publicidade

215 capões foram furtados, ontem, de uma quinta em Freamunde, em Paços de Ferreira. As aves estavam num espaço com quatro mil metros quadrados que está vedada e tem portões, só que não tem alarmes, nem videovigilância.

A Associação de Criadores de Capão de Freamunde lançou o alerta e pede à população para que ajude a detetar as aves.

Os capões, frangos provenientes das estirpes de crescimento lento castrados antes de atingirem a maturidade sexual, tem penugem vermelha, peito largo com grande abundância de massa muscular e não tem crista, nem barbilhões. São um produto de Indicação Geográfica Protegida (IGP).

Refira-se que o assalto terá sido executado durante a noite e as redes dos galinheiros onde se encontravam as aves foram cortadas. Dado o número avultado de animais roubadas, tudo terá acontecido durante a noite, por mais do que uma pessoa.

São cerca de 20 mil euros os prejuízos causados por este assalto, sendo que cada capão vivo custa à volta de 80 euros.

A Semana Gastronómica do Capão à Freamunde, que decorre de 1 a 13 de dezembro, em Paços de Ferreira, “não está em causa”, pelo menos foi o que assegurou Paulo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira.

Também a Junta de Freguesia de Freamunde, através das redes sociais, mostrou-se disponível e solidária com todos os produtores lesados, manifestando total disponibilidade “para colaborar no que estiver ao seu alcance, junto das autoridades e das entidades organizadoras, para minimizar os impactos deste lamentável acontecimento e garantir que as nossas tradições se mantenham firmes e respeitadas”.

Na página debook, a Associação de Criadores de Capão de Freamunde lançou um apelo, acompanhado de uma fotografia, pedindo a todos que avistarem algum animal que contactem a GNR Freamunde ou o vice-presidente da Associação de Criadores de Capão.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here