Verdadeiro Olhar

Funcionários da Misericórdia de Paços de Ferreira em internamento voluntário por prevenção

Os funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Paços de Ferreira estão em internamento voluntário de prevenção desde o passado dia 28. Foram divididos em dois grupos. Um mantém-se no apoio aos idosos durante 14 dias, sem saídas ao exterior, os outros ficam em casa, em quarentena e depois regressam ao trabalho no mesmo regime.

Durante 14 dias as colaboradoras da acção directa e dos serviços gerais, o enfermeiro, o ajudante de refeitório e as cozinheiras ficam fechados com os idosos.

“Estão divididos em dois grupos. O primeiro fica por 14 dias no lar, enquanto o segundo grupo fica de quarentena em casa aguardando a sua entrada ao serviço ao fim de 14 dias pelo mesmo regime de internamento voluntário”, descreve a Santa Casa.

Já as colaboradoras do serviço social, animação, comunicação e secretaria asseguram as relações com o exterior e encontram-se a trabalhar num gabinete isolado do contacto com o interior da instituição.

“O plano de emergência elaborado inicialmente previa um internamento das colaboradoras durante sete dias sem sair do lar. Dada a conjuntura e actualização de novas recomendações diárias, a Provedora decidiu que o mais seguro seriam os 14 dias na instituição sem contactar com o exterior, sem ver a família, num isolamento preventivo”, refere nota de imprensa, dizendo que os colaboradores aceitaram a proposta de imediato, tendo em vista o bem-estar dos idosos.

Actualmente não existe nenhum caso suspeito de COVID-19 na instituição.