Verdadeiro Olhar

“Foguete de Rebordosa” Cândido Barbosa vai participar no Passeio de Bicicleta em Guimarães

Cândido Barbosa, mais conhecido como “Foguete de Rebordosa”, vai participar, juntamente com Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, na 11.ª edição do Passeio de Bicicleta “Dia 1 de Portugal” que a Associação de Ciclismo do Minho promove a 24 de Junho, em Guimarães.

É conhecido como o “Foguete de Rebordosa” (ou o “Ciclista do Povo”) porque é de Paredes. Iniciou a carreira de ciclista profissional em 1996 e foi embaixador da Liberty Seguros para o desporto. Com mais de 120 vitórias no seu palmarés, sagrou-se Campeão Europeu de Esperanças (1996), Campeão Nacional de ciclismo de estrada (2007) e de contra-relógio (2005), tendo ainda ganho importantes competições nacionais e internacionais, incluindo vitórias em várias etapas e classificações da Volta a Portugal.

O paredense estará também em Guimarães nesta sexta-feira para receber uma Condecoração de Mérito da Freguesia de Ponte, no grau de Ouro, como ex-ciclista e “padrinho” da Confraternização de Ponte a S. Torcato em Bicicleta, no âmbito da comemoração do 24.º aniversário de elevação de Ponte a Vila.

A partida e a chegada vão ser junto ao Estádio D. Afonso Henriques, a partir das 10h00, contando com três percursos (Passeio, Mini Passeio e Trilho de BTT), com o objectivo de “incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física”, segundo informa a organização em comunicado. O trajecto inicial, no Centro Histórico de Guimarães, vai ser feito em conjunto por todos os participantes.

O Mini Passeio terminará logo a seguir ao trajecto inicial. Já o Trilho de BTT, terá uma extensão de cerca de 20 quilómetros, com o passeio inicial pelo centro histórico e o acesso final ao local de partida/chegada, sendo promovido em parceria com a ERDAL – Escolas de Referência de Desportos de Ar Livre.

Esta iniciativa integra o programa oficial das comemorações dos 120 anos da União Velocipédica Portuguesa / Federação Portuguesa de Ciclismo.

A participação é gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro) e “pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de Junho de 1128) que viria a ser designada como a primeira tarde portuguesa”.