O Foliazinho, o Festival de Artes para a Infância e Juventude, sobe ao palco de Lousada entre os dias 25 e 28 de setembro, com um programa recheado de teatro de marionetas, circo contemporâneo, música e oficinas criativas.
Para as escolas, vão ser apresentados espetáculos nos dias 25 e 26. Assim, “A Viagem do Astronauta”, teatro de marionetas, vai ser apresentado pelas 9h30, pelo Teatro Historioscopio, que trata de uma aventura pelo espaço cheia de descobertas. Pelas 11h00, os mais pequenos vão pôr as mãos na massa na oficina “Marionetas Intergaláticas”, onde pasta de modelar e luvas coloridas se transformam em personagens alienígenas cheias de vida, prontas para inventar novas histórias cósmicas.
Para as famílias está agendado “Calor”, por Jean Philippe Kikolas, circo contemporâneo, as partir das 21h30, na sexta-feira, na Avenida Sr. dos Aflitos. O espetáculo realiza-se dentro de uma tenda, com arquibancadas para 140 pessoas, em que o público e o artista se encontram “num espaço único, cheio de poesia, humor e magia”, destaca a autarquia.
No dia seguinte, pelas 11h00, realiza-se uma oficina de biologia intitulada “A floresta que há em nós”, na Mata de Vilar. Esta oficina convida miúdos e graúdos a explorar os gigantes verdes, aves, répteis, anfíbios e mamíferos que habitam a floresta.
Entre ciência, descoberta e partilha, os participantes podem olhar para cada habitat como uma oportunidade de ligação profunda com a natureza.
No mesmo dia, mas pelas 21h30, sobe ao palco do Auditório Municipal o espetáculo de música “Acalanto”, de Maria Quê. O pressuposto é viajar por culturas e tradições de diferentes partes do mundo, através de cânticos de embalar transformados em arte contemporânea. Este projeto cruza world music, jazz e música eletrónica, valorizando a diversidade cultural com temas recolhidos em Portugal, Itália, Eslovénia, Roménia, Hungria, Angola, Guiné e Brasil.
No encerramento do Foliazinho são dois os espetáculos apresentados. “A Viagem”, pelo Teatro Historioscopio, às 16h00 e às 17h45, no átrio do Auditório, num espetáculo que retrata a jornada de um homem numa busca incansável pelo inalcançável.
Pelas 17h00, é apresentado o teatro de marionetas “A Magia das Frutas”, uma estreia da Jangada Teatro, que retrata uma viagem divertida e colorida sobre a alimentação saudável e a importância de comer fruta todos os dias.