Publicidade

A Festa do Brinquedo está de regresso a Alfena, no dia 4 de setembro, quinta-feira, a partir das 19h00, numa iniciativa que tem por objetivo preservar, valorizar e divulgar o Brinquedo Tradicional Português enquanto património do concelho de Valongo.

O evento, que espera milhares de visitantes, pretende que, quem ali passe, reviva a magia e o encanto dos brinquedos de outros tempos, quer sejam em madeira, metal ou plástico. É certo que estes pequenos artefactos, “continuam a encantar, sendo ainda hoje produzidos em Alfena e em Ermesinde”, sublinha a autarquia, não deixando de elencar que esta mostra é ainda uma forma de “homenagear e divulgar uma das principais marcas identitárias do concelho”, destacando-se também pela sua capacidade de “unir gerações”.

A Festa do Brinquedo conta com a participação ativa de associações e artesãos locais, “num convívio saudável que também ajuda a combater a solidão e o isolamento social”, diz o município que, a par com a Junta de Freguesia de Alfena, promovem esta iniciativa.

Assim, de 4 a 7 de setembro, o Parque Vale do Leça e o Centro Cultural de Alfena serão palco de uma programação que inclui concertos de Maninho, Matias Damásio, Clã e a Banda Musical de S. Vicente de Alfena.

A agenda diária contará ainda com insufláveis, jogos tradicionais, corridas de triciclos, jogos gigantes, kids Jam Sessions, pintura facial, demonstrações ao vivo, artesãos, museus, oficinas, brincadeiras a cavalo (Quinta Pedagógica), circo, animação itinerante e workshops.

Na 10.ª edição da Festa do Brinquedo, destaca-se ainda o Espaço Brincar na Rua, situado em frente ao Centro Cultural de Alfena, na Rua de S. Vicente. Trata-se de uma área dedicada à brincadeira em liberdade, sem regras ou condicionalismos, onde as crianças podem brincar quando e com quem quiserem, ocupando o espaço à sua maneira e reinventando jogos com os objetos simples que encontrarem, dando asas à imaginação.

Outro ponto alto deste certame será o Circo Vagamundo, instalado no Parque Vale do Leça, que se afirma como um circo inclusivo. Qualquer pessoa terá a oportunidade de experimentar modalidades circenses presentes nos espetáculos, sempre acompanhada por profissionais da área, promovendo a inclusão e a criatividade através das artes do circo.

Durante todo o evento, estará também disponível um comboio vai e vem, que fará a ligação entre o recinto da festa e a Oficina do Brinquedo Tradicional Português.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here