A cidade de Ermesinde, em Valongo, prepara-se para viver uma noite inesquecível com o regresso da 10ª Edição da Noite Branca e dos Bombos, que é já este sábado. Integrada nas comemorações do 35.º aniversário da Elevação a Cidade, esta iniciativa promete encher as ruas de música, cultura, dança e muita animação.
O evento, organizado pela Junta de Freguesia de Ermesinde, a AACE (Associação Académica e Cultural de Ermesinde) e a Câmara Municipal de Valongo, contará com seis locais distribuídos pelo centro da cidade, onde mais de 40 atuações e performances irão decorrer entre as 15h00 e as 3h00.
O cartaz é “diversificado e aposta na riqueza associativa local e regional” e inclui bombos, folclore, dança, tunas académicas, coros juvenis e muita animação de rua.
Entre os destaques da noite, está a atuação do DJ Kura, um dos maiores nomes da música eletrónica nacional, às 22h00 no Palco Parque Urbano (Concha).
A tradicional arruada de bombos, com a presença de 23 grupos oriundos de diversas zonas do país entre os quais, Sons com Bombos – Associação Académica e Cultural de Ermesinde, Fanfarra Bombeiros Voluntário de Ermesinde, Associação Sócio Cultural Os Filhos da Pauta, Grupo de Bombos “Zés Pereiras”- ACFA, Bombos De Ala Uf – Vilarinho Do Monte Macedo, Orquestra de Percussão “Rufinos & Rufinas”, Orquestra de Percussão “Lousad’arrufar” e Conjunto Zés Pereiras de S. Julião de Lagares.
Também vão ouvir-se os grupos de bombos da Adesborbag de Borba de Godim, da Cruz de Pau de Matosinhos, Os Independentes da Raimonda, São Mamede de Seroa, de Santa Maria Moreira Do Castelo, A Trupe Animação, Teatro De Rua, Percussão – Milheirós De Poiares, Grupo De Bombos De Entre Ambos Os Rios – Ponte Da Barca, A.C.C.A – Associação Com Cordas Com Arte, Grupo De Bombos Do Rancho Folclórico “As Cantarinhas De Telhado”, Grupo De Bombos De Santa Marta, Grupo Bate Latas / Alvações Do Tenha – Vilarinho Dos Freires, Grupo De Zés Pereiras De Sanfins Do Douro, Fanfarra de Pedrouços, Grupo de Bombos Bate Pistão e Associação de Bombos Cultura e Lazer de S. Sebastião do Barco.
Para além disso, não vão faltar performances de dança, folclore, tunas, coros juvenis e animação de rua, com a participação de várias associações locais e regionais.
A animação estende-se pelas seis Praças situadas em locais emblemáticos do centro da cidade: Largo da Estação, Praça do Mercado Urbano, Praça da Cultura, Praça das Associações, Praça da Estação – Gandra e a Praça da Restauração.
A noite culmina com muita música até de madrugada: às 20h30 Dj Gabii M sobe ao palco na Praça das Associações, depois do Cortejo de Bombos às 23h30 e, já pela 01h00, as atuações DJ Miss Bliss (Largo da Estação) e DJ Richie Hood & Sax Maceo Sax (Praça das Associações), garantem que a festa se prolonga com energia e ritmo.
Esta é “uma celebração da cultura e da identidade local”, garante a organização. A “Noite Branca e dos Bombos” é mais do que um evento, “é um verdadeiro espelho da vitalidade cultural de Ermesinde e da força das associações e coletividades. Uma festa pensada para todas as idades e gostos, onde a cor branca e o som dos bombos se unem num ambiente de pura celebração”.
