Verdadeiro Olhar

Destruídos 40 ninhos de vespa asiática só este ano

Os serviços da Protecção Civil Municipal de Valongo já destruíram, só este ano, mais de 40 ninhos de vespa asiática. Os últimos foram destruídos, recentemente, em Ermesinde e em Alfena.

A vespa asiática é uma praga que destrói as abelhas produtoras de mel e a sua picada pode ser perigosa para as pessoas. O ninho de vespa asiática ou velutina é semelhante a uma bola de basquetebol e pode comportar até 10 mil vespas. Esta espécie distingue-se da vespa europeia pela coloração do abdómen (mais escuro na vespa asiática) e das patas (cor amarela na vespa asiática).

No âmbito do Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina ou Asiática em Portugal, os munícipes que avistarem ninhos ou exemplares de vespa velutina deverão comunicar as suas suspeitas através da plataforma http://www.sosvespa.pt, também disponível para smartphone, informa a Câmara Municipal de Valongo. Deverá, sempre que possível, ser anexada fotografia da vespa ou do ninho, para possibilitar a sua identificação.
Em alternativa, poderão contactar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520).

Qualquer informação comunicada através dos meios referidos será encaminhada para a Câmara Municipal correspondente ao local de detecção/suspeita, que dará o devido seguimento ao processo através da verificação e destruição do ninho.