A região verá quatro dos seus representantes integrarem a nova legislatura da Assembleia da República, cada um com trajetórias marcantes e ligações profundas aos seus concelhos de origem.
Alberto Santos (AD): do poder local à Cultura nacional
Natural de Paço de Sousa, Penafiel, Alberto Santos é uma figura incontornável da política local e nacional. Advogado e escritor, presidiu à Câmara Municipal de Penafiel durante 12 anos (2001-2013) e, atualmente, lidera a Assembleia Municipal. Em fevereiro de 2025, foi nomeado Secretário de Estado da Cultura no governo de Luís Montenegro, abandonando a corrida à presidência da autarquia penafidelense. A sua nomeação reflete o reconhecimento do seu trabalho em prol da cultura, sendo também comissário do Festival Literário “Escritaria” e presidente da Comissão Científica da Rota do Românico.
José Carlos Barbosa (PS): continuidade parlamentar
Natural de Beire, Paredes, José Carlos Barbosa é engenheiro eletrotécnico e desempenhou funções na CP – Comboios de Portugal durante quase duas décadas. Eleito deputado pelo PS em 2022, integrou as comissões parlamentares de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação, e como suplente na de Ambiente e Energia. Nas legislativas de 2025, foi reeleito, ocupando novamente o 11.º lugar na lista do PS pelo círculo do Porto.
Humberto Brito (PS): da liderança autárquica ao Parlamento
Humberto Brito, até agora presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, foi eleito deputado pelo PS no distrito do Porto, ocupando a 10.ª posição da lista socialista. Com uma carreira marcada por vários anos à frente dos destinos de Paços de Ferreira, o agora deputado numa altura em que excedeu o limite de mandatos à frente da autarquia.
Filipa Pinto (LIVRE): da sala de aula ao hemiciclo
Filipa Pinto, natural de Valongo e residente em Lousada, é professora de Português e Inglês no ensino secundário desde 1993. Licenciada pela Universidade do Minho, coordena a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento e tem dinamizado projetos internacionais. Membro do LIVRE desde 2019, integrou o Grupo de Coordenação Local do Porto e o Grupo de Contacto nacional. Em 2024, substituiu temporariamente o deputado Jorge Pinto na Assembleia da República. Agora, foi eleita como segunda deputada do LIVRE pelo círculo do Porto, sendo também conselheira no Conselho Nacional de Educação.
Com estas eleições, a região reforça a sua representação parlamentar, contando com deputados de diferentes partidos e experiências.