Todo o Portugal continental vai estar sob avisos meteorológicos a partir de hoje e até ao fim do dia de quinta-feira, devido à depressão Cláudia. A região do Tâmega e Sousa vai estar sob aviso amarelo.
Assim, há previsão de precipitação por vezes forte, à semelhança de outros 11 distritos do continente e os principais impactos esperados são a chuva intensa e persistente, vento forte e possibilidade de trovoada.
Há risco de inundações, devido à chuva intensa e prolongada, sobretudo em zonas historicamente vulneráveis, como margens de rios (Douro, Tâmega e afluentes) e áreas urbanas com problemas de escoamento. Também o vento forte se fará sentir, com rajadas que podem causar a queda de árvores, de estruturas e ainda danos em telhados, sendo aconselhada precaução nas deslocações e fixação de objetos soltos.
As condições meteorológicas adversas podem levar a constrangimentos nas estradas, cortes de via e dificuldades no trânsito, pelo que se recomenda evitar viagens não essenciais.
As autoridades locais e a Proteção Civil emitiram avisos e recomendações para que a população adote comportamentos de prevenção, como a limpeza de sistemas de escoamento de águas pluviais, a desobstrução de valetas e evite zonas baixas e ribeirinhas durante o período de maior intensidade do mau tempo.



























