Verdadeiro Olhar

Dança de cadeiras no PSD de Valongo

Depois de, em Junho passado, as eleições para a Comissão Política Concelhia do PSD de Valongo terem sido adiadas por falta de candidatos, ao que tudo indica, vão realizar-se no próximo sábado, com uma lista única encabeçada por Mário Duarte.

Embora Mário Duarte prometa, tal como todos os candidatos a cargos semelhantes, unir o partido, fazê-lo “ressuscitar”, a verdade é que se trata do presidente da Mesa do Plenário concelhio que já foi duas vezes presidente da Comissão Política Concelhia, cargo que assumirá pela terceira vez. E Maria Trindade Vale, a actual líder concelhia, passará para a presidência da Mesa do Plenário, ou seja, troca de posição com Mário Duarte. E os anunciados novos membros da Comissão Política são, na sua esmagadora maioria, funcionários da ADICE, a associação liderada por Maria Trindade Vale. Ou seja, afinal, haverá apenas uma troca de cadeiras nada surpreendente.

Surpreendente foi, essa, sim, a renúncia de Luís Ramalho ao cargo de vereador. Tendo sido candidato à presidência da Câmara Municipal e primeiro vereador do PSD, renunciar ao mandato depois de três anos em que praticamente não fez oposição e raramente deu sinal de existência dos sociais-democratas de Valongo, fosse através de umaconferência ou de uma nota de imprensa do PSD local, alegando falta de disponibilidade, não deixa de parecer estranho. Principalmente quando, após a renúncia, encontrou tempo para assumir um cargo na Comissão Política Distrital do partido e para fazer parte da comissão que vai coordenar as eleições autárquicas no distrito do Porto. Numa altura em que o PSD deveria estar a tentar encontrar um candidato para tentar melhorar o resultado no concelho nas próximas eleições e daqui a cinco anos tentar derrotar os socialistas.

Ao longo destes últimos três penosos anos, as únicas vozes de oposição séria ao executivo socialista vieram de alguns membros sociais-democratas do PSD na Assembleia Municipal, quase sempre ignorados pelos vereadores e pela Comissão Política Concelhia. Uma dessas vozes era a de Hélio Rebelo, por quem, certamente, passará o futuro do PSD de Valongo.

Pelo lado do PS, o actual presidente candidata-se uma terceira e última vez. Mesmo sendo certo que em política tudo pode acontecer e o PSD pode vir a vencer já no ano que vem, parece mais do que provável que José Manuel Ribeiro consiga assegurar a reeleição.