“A oferta de cursos profissionais e de cursos de educação e formação de jovens para o ano letivo 2025/2026 vai contemplar 60 cursos, distribuídos por 93 turmas de 32 estabelecimentos de ensino, sendo que 92 dessas turmas são referentes a cursos profissionais e dois a cursos de educação e formação (CEF).”
Tal como nos anos letivos anteriores, a aposta na “valorização e no reforço da qualidade do ensino profissional na região foi uma prioridade”, refere a CIm, em comunicado, acrescentando que “os perfis de formação foram ajustados aos interesses dos alunos, garantindo, ao mesmo tempo, a articulação entre as ofertas educativas e as oportunidades de integração no mercado de trabalho, com destaque para a sua ligação aos setores empresariais do Douro, Tâmega e Sousa”.
Entre os cursos aprovados, destacam-se como áreas prioritárias aquelas que visam responder às necessidades do tecido empresarial da região, nomeadamente nas áreas de tecnologias e informática, eletrónica e automação, eletricidade e energia, ambiente, agroindústria, saúde e bem-estar, design e multimédia, artes e cultura, e turismo e restauração.
Os cursos serão ministrados nas escolas do Douro, Tâmega e Sousa e a reunião de concertação da oferta formativa profissionalizante da região resulta de um trabalho de planeamento e concertação entre a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, que assume a coordenação deste processo, a DGEstE – Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, a ANQEP – Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional, a DGEEC – Direção-Geral de Estatística da Educação e Ciência, os Municípios e os estabelecimentos de ensino da região.