Verdadeiro Olhar

Concurso escolar da ‘Rota do Românico’ está aberto às escolas dos 86 municípios da Região do Norte de Portugal

“A Sociedade na Idade Média” é o tema do concurso escolar da Rota do Românico e os trabalhos devem ser apresentados até ao próximo dia 19 de maio. Este ano há uma novidade, é o alargamento a todos os estabelecimentos de ensino públicos e privados, dos 86 municípios da Região do Norte de Portugal.

A iniciativa vai premiar os três melhores trabalhos em quatro categorias, por nível de escolaridade.

As turmas do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico poderão concorrer na categoria de Ilustração, as do 2.º ciclo na de Criação Literária e as do 3.º na categoria de Experiências Científicas e Tecnológicas. As turmas do ensino secundário poderão concorrer de forma livre, em qualquer categoria.

Os trabalhos a concurso deverão explorar, de forma criativa, o tema da sociedade na Idade Média, designadamente os tópicos dos estratos sociais, as profissões, a saúde, a educação, a alimentação e as atividades de lazer, revela a Rota do Românico.

Serão particularmente valorizados os trabalhos que destaquem a ligação da sociedade medieval aos monumentos que constituem, atualmente, a Rota do Românico.

A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.