Verdadeiro Olhar

Cientista de Lordelo premiada com bolsa de investigação de 1,5 milhões de euros

Cecília LealA paredense Cecília Leal recebeu mais um prémio pelo seu trabalho como investigadora nos Estados Unidos da América. A professora assistente do departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, é uma das distinguidas com o National Institutes of Health Director’s New Innovator Award 2016, que reconhece o trabalho dos cientistas mais promissores do país.

Com esta distinção, a natural de Lordelo recebe um prémio de 1,5 milhões de euros, que será entregue ao longo de cinco anos, para uma nova investigação na área da nanotecnologia e biomedicina.

Cecília Leal é licenciada em Química pela Universidade de Coimbra, tem um doutoramento realizado na Suécia e um pós-doutoramento na Califórnia. É professora assistente do departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Illinois desde 2012, onde dirige o seu próprio laboratório de investigação.

Em Fevereiro, a cientista recebeu o National Science Foundation CAREER Award, que lhe deu fundos para continuar a investigação e reforçar a equipa com mais equipamento.