A Rota do Românico assinala a festividade do São Martinho na manhã do próximo sábado, 15 de novembro, com a realização de atividades dirigidas ao público mais novo, no Centro de Interpretação do Românico, em Lousada.
De carácter lúdico e pedagógico, as atividades previstas incluem a visita às diversas salas temáticas do Centro de Interpretação, bem como duas oficinas dedicadas à conceção de um puzzle e de um cavalo para o São Martinho, revela a Rota, em comunicado.
As inscrições estão limitadas a 20 participantes, com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos, e poderão ser registadas até ao dia 13 de dezembro, no sítio da internet da Rota do Românico.
São Martinho nasceu na Sabária (atual Szombathely, na Hungria), em 316, e faleceu em Condate (atual Rennes, em França), em 397. Foi sepultado no dia 11 de novembro, na cidade de Tours, França. Foi o primeiro santo não mártir a receber culto oficial da Igreja e um dos santos mais populares da Europa medieval.
São Martinho é o orago de três monumentos da Rota do Românico: o Mosteiro de Mancelos, em Amarante, e as Igrejas de Soalhães, no Marco de Canaveses, e São Martinho de Mouros, em Resende.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e três centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

























