Os Campeonatos da Europa de Hóquei em Patins de seniores masculinos e femininos arrancam, a partir de hoje e até ao próximo sábado, em Lordelo, Paredes, no Pavilhão Rota dos Móveis. A competição decorre durante seis dias, com as eliminatórias a 4 e 5 e a final marcada para 6 de setembro, às 21h15.
Ontem foi feita a receção às equipas, onde marcaram presença o Chair da WSE Rink Hockey, Orlando Panza, o vice-presidente para o Hóquei em Patins da FPP, José Luís Pinto, o presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida, assim como o vereador Renato Almeida e representantes das formações.
Em mensagem lida na ocasião, Luís Sénica, o líder da Federação, salientou que este europeu “representa muito mais do que competição: é o reflexo da visão estratégica que temos para o desenvolvimento do hóquei em patins, da aposta na excelência organizativa e da valorização dos nossos atletas e clubes”
O também presidente da WSE disse acreditar que “este campeonato será um marco na história do hóquei europeu e que Paredes será, uma vez mais, palco de grandes momentos que ficarão na memória de todos”.
Já Orlando Panza, frisou que «este campeonato não é apenas uma competição, mas um espaço onde o trabalho de meses se transforma em espetáculo, emoção e fairplay”, relatou a Federação, em nota de imprensa.
Alexandre Almeida, autarca de Paredes, mostrou-se satisfeito “«”em acolher uma vez mais a prova num concelho que tem grande apreço pelo hóquei em patins”, anunciando esperar que o pavilhão vai estar cheio “com os adeptos a torcer pelas suas seleções”.
Portugal começa hoje a patinar pela conquista do título no jogo da Fase de Grupos, frente à seleção italiana, às 21h45, com transmissão na RTP 1.
Rafael Bessa, natural de Sobreira e jogador do Sporting integra a seleção
Rafael Bessa, de 24 anos, é natural da Sobreira e jogador do Sporting Clube de Portugal, vai estar em Lordelo para integrar os trabalhos da seleção nacional já que foi convocado, pela primeira vez, pelo selecionador Paulo Freitas.
O atleta, que conta no seu palmarés a conquista da Liga dos Campeões em Hóquei em Patins pelo Sporting Clube de Portugal, joga com a camisola dos leões desde 2023, começou a sua carreira na Casa do Povo da Sobreira e, mais tarde, integrou os escalões jovens da AD Valongo, tendo sido Campeão Nacional de Sub-20 e Sub-23 pela equipa.