Verdadeiro Olhar

Bombeiros de Penafiel perdem viatura em capotamento em combate a incêndio

Foto: DR

Uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Penafiel sofreu um despiste e capotou, no passado sábado, numa movimentação entre incêndios rurais. Um bombeiro sofreu apenas escoriações, mas “os danos no veículo são elevadíssimos, eventualmente perda total”, lamenta a associação humanitária. “Irá ser um problema sério para a nossa corporação, face à época que incêndios rurais que se avizinha”, acrescentam numa publicação na rede social Facebook.

No sábado, os Bombeiros de Penafiel tiveram de dar resposta a sete ignições de incêndios rurais em apenas uma hora, explicam. Isso “exigiu uma movimentação elevada de operacionais e veículos para garantir a resposta eficiente a todas ocorrências” e “durante a movimentação de veículos entre as diferentes ocorrências, um veículo tanque sofreu um despiste, tendo capotado”.

Foto: DR

O prejuízo é para a corporação, adiantam. “Os Bombeiros não vão receber qualquer reembolso ou subsídio pela perda do veículo, dado que o acidente foi fora da época de incêndios rurais (que inicia a 15 Maio), ficando o prejuízo a cargo dos bombeiros”, referem. Até ser possível ter nova viatura, “o veículo que substituirá o actual tem mais de 40 anos, menos capacidade de água e não oferece as melhores condições de segurança”. “Na candidatura ao Plano de Recuperação e Resiliência para reforço da capacidade operacional do corpo de Bombeiros, com um veículo tanque todo terreno, não fomos seleccionados, porque não temos mancha florestal suficiente, contudo continuamos a ser aqueles que mais incêndios temos a nível nacional e quando necessário combatemos fora das nossas áreas florestais”, recorda a corporação.

À semelhança do que já aconteceu recentemente, os Bombeiros de Penafiel denunciam, na mesma publicação, que “as ignições que têm ocorrido levantam novamente sérias suspeitas em relação à origem, causando perdas de equipamentos e despesas avultadas aos Bombeiros”. Pedem assim um reforço na averiguação pelas entidades competentes e apelam à população e entidades que possam ajudar a conseguir fundos para um novo veículo.

Foto: DR