Verdadeiro Olhar

Bispo do Porto nomeou padres para as vigararias de Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel

Foto: Facebook da Diocese do Porto

D. Manuel Linda, Bispo do Porto, anunciou através do site da Diocese do Porto um conjunto de nomeações de novos párocos para as diferentes vigararias.

Segundo a informação divulgada, há mexidas nas de Castelo de Paiva-Penafiel, Paços de Ferreira e Paredes.

“Os sacerdotes destinam-se a toda a Diocese e são distribuídos de acordo com as necessidades actuais e as projecções futuras. Por esta razão, o processo das colocações jamais pode ser visto como mero preenchimento dos lugares ‘vagos’, mas antes como tentativa de, desde já, responder ao futuro, tendo em atenção o contexto: número de sacerdotes existentes nessa zona, suas idades e saúde, tarefas que lhes estão distribuídas, número e qualidade dos colaboradores, etc”, refere o Bispo.

Na vigararia de Castelo de Paiva-Penafiel o padre José Avelino Torres Moreira assume as funções de Pároco de Boelhe (S. Gens), Cabeça Santa (Divino Salvador) e Peroselo (Nossa Senhora da Visitação), sendo dispensado das anteriores e deixando essas paróquias o padre Ariosto dos Santos Nascimento e o padre Filipe Manuel da Costa e Silva.

Na vigararia de Paços de Ferreira, o padre Edgar Manuel Ferreira Leite assume as paróquias de Lamoso (Stª Maria), Penamaior (Divino Salvador) e Sanfins de Ferreira (S. Pedro), antes tuteladas pelos párocos José Augusto Ribeiro Ferreira e Tiago Nuno de Castro Santos.

Já na vigararia de Paredes o padre Álvaro Gaspar Rodrigues torna-se pároco de Besteiros (S. Cosme e S. Damião) e Sobrosa (Stª Eulália) e o padre Igor André Barbosa de Oliveira, vigário das mesmas paróquias, sendo ambos dispensados das funções anteriores. O pároco Paulo Jorge Carvalho Pinto passa para Lordelo (S. Salvador), sendo dispensado do múnus de Pároco de Beire (S. Miguel) e mantendo os restantes, tornando-se Armando Mendes Neto pároco de Beire (S. Miguel). O padre Rui Manuel Dias Martins Pinheiro é “dispensado do múnus de pároco de Lordelo (S. Salvador)”, diz a Diocese. A Paróquia de Lordelo emitiu, entretanto, um esclarecimento à população, referindo que apesar do pároco ser “dispensado” continuará “ao serviço da comunidade”.

Ricardo José da Rocha Teixeira assume as funções de pároco de Cristelo (S. Miguel) e Vigário Paroquial de Duas Igrejas (Stª Maria), sendo o padre Marcelino Teixeira de Freitas dispensado do múnus de pároco de Cristelo (S. Miguel) e mantendo as restantes funções sacerdotais.

Houve ainda nomeados para as vigararias de Amarante, Arouca – Vale de Cambra, Baião, Espinho-Ovar, Felgueiras, Maia, Porto Nascente, Porto Poente, Santa Maria da Feira e Vila Nova de Gaia-Norte, assim como um novo chefe do gabinete episcopal.

* Notícia actualizada às 17h45 com o esclarecimento da Paróquia de Lordelo.