A Bandeira Verde Eco-Escolas vai ser atribuída a 30 escolas de Paredes, seguindo-se Valongo com 14. A cerimónia de entrega da distinção está marcada para o dia 23 de outubro, no Multiusos de Paredes.
Na região do Porto, de um total de 363 escolas inscritas, vão ser atribuídas 273 distinções que contemplam entre outros municípios Paços de Ferreira, com oito, Penafiel, com seis, e Lousada, com três.
A Eco-Escolas é um programa internacional da “Foundation for Environmental Education”, desenvolvido em Portugal desde 1996 pela ABAAE, a Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, que pretende “encorajar ações e reconhecer o trabalho de qualidade desenvolvido pela escola, no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade”, refere a Eco-Escolas, na sua página. O programa é coordenado a nível internacional, nacional, regional e de escola.
No dia 23 de outubro, Dia das Bandeiras Verdes, o Multiusos de paredes vai receber centenas de escolas de todo o país, como forma de assinalar ainda todo o trabalho das comunidades educativas, que incluem alunos, professores e funcionários, que contribuem para um futuro mais sustentável.