DR
Publicidade

Um avião Canadair, empenhado esta quinta-feira à tarde no combate ao incêndio que deflagrou no concelho de Gondomar, foi forçado a uma amaragem de emergência no rio Douro, na zona de Entre-os-Rios. A aeronave terá sofrido uma avaria mecânica, obrigando a tripulação a amarar sobre a água.

A imagem do avião pousado no Douro está a circular nas redes sociais e gerou momentos de tensão entre quem acompanhava os trabalhos de combate ao fogo. A Proteção Civil já confirmou a ocorrência e sublinha que estão a ser averiguadas as causas exatas da falha que obrigou à interrupção da missão.

DR

Os Canadair são aviões anfíbios, projetados especificamente para o combate a incêndios. São capazes de recolher grandes quantidades de água em massas de água como rios e barragens, largando-a depois sobre zonas atingidas pelas chamas. A sua utilização é uma estratégia comum em cenários de elevado risco de incêndio, permitindo intervenções rápidas e eficazes.

O avião acidentado fazia parte do contingente de meios aéreos que está a ser usado no ataque ao incêndio florestal de Gondomar e tem mobilizado dezenas de operacionais e diversos meios terrestres e aéreos.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here