O VERDADEIRO OLHAR está a entrevistar os cabeças de lista dos partidos ou coligações com representação nos executivos municipais da região. Em Penafiel, publicamos a entrevista a Paulo Araújo Correia, candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal.
O candidato socialista elege a transparência como prioridade para a gestão da autarquia, apontando como exemplo os concursos para assistentes operacionais e cantoneiros, nos quais foram contratadas pessoas com licenciatura e mestrado que nunca exerceram as funções a que concorreram e foram depois requalificadas para outras áreas. Afirma que, se for eleito, irá criar um regulamento que impeça pessoas em cargos de nomeação política na Câmara Municipal de concorrer a concursos públicos da própria autarquia.
Na área da educação, Paulo Araújo Correia defende a gratuitidade das refeições escolares, kits e livros de fichas para todos os alunos, e promete ainda a criação de uma rede de creches capaz de cobrir 100% das necessidades do concelho.
Sobre a Agrival, o candidato diz não compreender como é que a feira não gera lucro, tendo em conta o aumento de visitantes, do preço do bilhete e dos valores cobrados aos expositores.
Na área do turismo, considera que Entre-os-Rios está abandonado pela Câmara, lembrando que a freguesia perdeu quase 30% da população e que o seu potencial turístico está por explorar.
Quanto à habitação, acusa a autarquia de ter perdido oportunidades ao não aproveitar programas de incentivo lançados pelo Governo para dar resposta às necessidades habitacionais do concelho.