Verdadeiro Olhar

André Ferreira quer uma auditoria às contas da Câmara de Penafiel

André Ferreira apresentou-se oficialmente como candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Penafiel, esta sexta-feira, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel, naquele que foi “o maior jantar do partido alguma vez realizado” no concelho. O candidato contou com a presença e o apoio de António Costa, secretário-geral do PS, que pediu a todos uma campanha “dinâmica” e lembrou que não há vitórias antecipadas.

“Para o PS, palavra dada é palavra honrada. É assim que sabemos estar na política. Foi assim no país e será assim em Penafiel”, sustentou António Costa.

E André Ferreira anunciou já alguns compromissos que pretende honrar caso seja eleito presidente da Câmara Municipal de Penafiel a 1 de Outubro. Vai avançar com uma auditoria às contas da autarquia, para saber o seu “estado real”, quer baixar as taxas de água e saneamento e criar a Penafiel Invest, para atrair para Penafiel investimentos de qualidade que criem empregos.

“Ainda há freguesias de Penafiel com zero por cento de saneamento básico”

André Ferreira e António Costa foram recebidos de forma efusiva e engolidos pelas pessoas à entrada do Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel num jantar que, segundo o partido, contou com cerca de 3.000 pessoas.

A noite fez-se e elogios ao candidato, de promessas a implementar a partir de 1 de Outubro e de críticas à actual gestão da coligação PSD/CDS-PP.

O primeiro a subir ao púlpito foi o presidente do PS Penafiel para agradecer a presença de António Costa, que disse ser “um estímulo e uma referência pelo trabalho que tem feito por todos os portugueses”. “É isso que queremos fazer em Penafiel”, afirmou Fernando Malheiro. O também vereador na autarquia avançou depois para as críticas. “Após milhões de euros que vieram para Penafiel de fundos comunitários verificamos que houve um claro desperdício na área do Ambiente. Ainda há freguesias de Penafiel com zero por cento de saneamento básico”, acusou.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Falou ainda na dualidade de realidade nas escolas. “Temos em Penafiel escolas de nível europeu e outras com as condições que tinham as dos nossos avós há 50 anos. Além disso, a cidade continua atrofiada ao nível do trânsito, apesar de todo o investimento na mobilidade. Esta coligação não tem um projecto nem uma estratégia para Penafiel”, disse Fernando Malheiro.

“Este é o maior jantar que o PS já fez em Penafiel”, afirmou, de seguida, Manuel Pizarro, presidente da distrital do Porto do PS. “André Ferreira tem tudo o que é preciso para ser um grande presidente da câmara. É trabalhador, honrado, próximo das pessoas e lutou nos últimos quatro anos pelas coisas que prometeu. Mas não vamos iludir-nos. É preciso que todos os dias façamos esta campanha com dedicação e humildade”, alertou.

 

“Não há vitórias antecipadas, nem há derrotas que não possam ser evitadas”, disse António Costa

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

António Costa concordou. “Peço a todos uma campanha muito animada e muito dinâmica, porque não há vitórias antecipadas, nem há derrotas que não possam ser evitadas. Aquilo que temos pela frente é uma oportunidade de ganhar e essa oportunidade é do André Ferreira”, defendeu o secretário-geral do partido.

O secretário-geral do PS e primeiro-ministro lembrou que “para o PS, palavra dada é palavra honrada” e disse que essa forma de estar na política é essencial “para recuperar a confiança dos cidadãos nas instituições democráticas”, dando o exemplo do trabalho que têm estado a fazer no Governo que permitiu a redução do desemprego, o aumento do investimento privado, o crescimento das exportações e o aumento da confiança dos cidadãos, entre outros.

“É por isso que estou aqui a apoiar todos os candidatos do PS às diversas freguesias do concelho de Penafiel e a candidatura do André Ferreira. Quero que, ano e meio depois das próximas eleições, autárquicas todos os penafidelenses digam que valeu a pena e que ele cumpriu o que prometeu, que vejam que a mudança está a acontecer”, afirmou.

 

“É necessário que os actos de gestão sejam escrutinados pelas entidades competentes”

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

“Aceitei ser candidato à Câmara porque acredito que é imperioso um novo ciclo político para Penafiel, com políticas viradas para as pessoas”, começou por dizer André Ferreira, criticando a “política panfletária e de campanha permanente” deste executivo.

O advogado argumentou que nos últimos quase quatro anos se notou a “ausência de políticas em prol de Penafiel” e que “apenas a meio ano das eleições é que este executivo, de forma atabalhoada, começou a fazer obra, sem estratégia, para angariar votos”.

Acusou ainda a coligação PSD/CDS-PP de estar a tentar assumir a paternidade de três grandes investimentos que estão a decorrer – na beneficiação e alargamento da EN 15, na rotunda da Ribeira e no Mosteiro de Paço de Sousa – que são do Governo.

“Há quatro anos atrás um dos grandes objectivos da coligação era a captação de investimento privado e a diminuição do desemprego. Pergunto o que foi feito do famigerado plano de atracção de investimento, as dezenas de empresas e os 500 a 600 postos de trabalho que foram prometidos?”, criticou André Ferreira, lembrando ainda que a coligação não conseguiu resolver o problema do trânsito “caótico” da cidade e ainda o veio acentuar com a construção de um mega centro escolar. “É completamente impossível circular em hora de ponta”, sustentou.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Defendendo que Penafiel tem que ser notícia nos jornais pela boa gestão da câmara, o socialista acusou a autarquia de ser uma das que pior paga a fornecedores: “Não podemos aceitar que o nosso município demore cerca de 300 dias em média a pagar compromissos e depois diz que reduziu a divida em cinco milhões de euros e que tem boa saúde financeira”.

Por isso, prometeu que quando for eleito vai pedir uma auditoria às contas municipais para “saber o estado real das contas do município”. “É necessário que os actos de gestão sejam escrutinados pelas entidades competentes”, argumentou.

Entre as principais promessas do candidato ficou também a descida das taxas de água e saneamento e a criação do projecto Penafiel Invest, que “permita à câmara municipal estabelecer parcerias e atrair para Penafiel investimentos de qualidade que criem empregos”.

André Ferreira promete ainda processos de urbanismo mais transparentes, tratar as 28 freguesias por igual e tratar com imparcialidade os movimentos associativos que, actualmente, acusou, “são alvo de uma tentativa de controlo permanente”. O candidato vai também apostar em políticas culturais e de juventude e dar prioridade à educação, e quer fazer da zona ribeirinha de Entre-os-Rios uma referência.

“Temos que dar a palavra e honrar a palavra. Connosco o que será dito será cumprido”, garantiu, dizendo-se convicto na vitória.

Disse ainda esperar que, no próximo mandato “António Costa venha a Penafiel inaugurar duas valências estruturantes: o IC35 e as obras de revitalização do Mosteiro de Paço de Sousa”.

Até 1 de Outubro, André Ferreira promete uma campanha de contacto, porta-a-porta, e positiva, com compromissos reais.