Verdadeiro Olhar

Alunos de Paços de Ferreira distinguidos por estudo sobre efeitos dos campos electromagnéticos na saúde

Foto: DR

Uma equipa de cinco alunos da Escola Secundária de Paços de Ferreira recebeu uma menção honrosa na 13.ª edição do MEDEA, uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Física (SPF) e da REN – Redes Energéticas Nacionais, “destinada a promover o conhecimento da Física e o estudo dos campos electromagnéticos junto dos jovens portugueses e da sociedade em geral”, diz nota de imprensa.

A equipa, designada “Xosmics”, é composta por alunos da turma 12.ºC, do curso científico-humanístico de Ciências e Tecnologias, integrando Ana Castro, Beatriz Silva, Fernanda Coelho, Filipe Sousa e Inês Rocha, e contando com a mentoria da professora de Física, Rosa Neto.

Foram realizadas neste trabalho “medições de todo o processo de distribuição de energia eléctrica, desde o local de produção (aproveitando a proximidade da central hidroelétrica do Torrão), até ao ponto de entrega, passando pelas linhas de transporte de energia da REN”. “Com base nos resultados obtidos e na sua análise, a equipa demonstrou a segurança das infra-estruturas da rede de produção e transporte eléctrico, desmistificando ideias preconcebidas acerca dos riscos associados à exposição a campos magnéticos”, refere a organização.

Citada, a professora Rosa Neto afirma que “a participação no MEDEA foi muito importante”, já que “permitiu estabelecer uma ligação entre os vários conhecimentos adquiridos em contexto escolar e a sua aplicação no mundo em que vivemos, através da realização de um projecto real”. “Pudemos criar informação cientificamente credível sobre os eventuais efeitos dos campos electromagnéticos na saúde humana, desmistificando ideias preconcebidas sobre os seus riscos”, acrescenta.

O MEDEA é um projecto dirigido aos alunos do 10.º ao 12.º ano dos ensinos secundário e profissional. Permite a aplicação prática da formação ministrada nas instituições de ensino, aliando o conhecimento científico à vida quotidiana dos alunos através de experiências realizadas pelos próprios, dentro e fora das salas de aula.