Verdadeiro Olhar

Abóbora de 696 quilogramas vinda do Algarve vence concurso em Paredes

Vencedor do concurso de maior abóbora

Já são conhecidos os vencedores do 2.º Concurso Internacional de Hortícolas Gigantes de Paredes – O Maior da Minha Aldeia. Os prémios foram entregues, esta manhã, no auditório da Junta de Freguesia da Sobreira.

A concurso estiveram abóboras, melões, melancias e tomates.

A maior abóbora tem 696 quilogramas e foi produzida por José Rui Santos, de Albufeira. A segunda mais pesada tem 609 quilogramas e também veio do Algarve, sendo o premiado Abel Santos. Em terceiro lugar ficou uma abóbora com 374,5 quilogramas, produzida na Maia por Manuel Coelho.

Luís Barbosa, engenheiro químico de Duas Igrejas de 35 anos, produziu a maior abóbora do concelho de Paredes: 357,5 quilogramas. O paredense já tinha participado no ano passado com uma abóbora de 205 quilogramas e a meta deste ano foi cumprida: superar-se. Sempre teve apetência para a agricultura mas leva estes desafios como um passatempo. Este ano incentivou vários amigos e familiares a participar. Plantou seis aboboreiras num pequeno terreno junto à fábrica dos pais, montou um sistema de rega, fez adubagem regular e foi necessária uma dedicação quase diária em que se envolveram familiares e amigos. E os resultados estão à vista. Produziu cerca de quatro toneladas de abóboras que vai vender e doar a instituições, à semelhança dos outros participantes.

No concurso das abóboras foi ainda entregue o prémio da “mais bonita” à abóbora produzida por Jerónimo Rocha, em Aguiar de Sousa.

O prémio de maior melancia, com 53,5 quilogramas foi também para José Rui Santos, de Albufeira, que venceu ainda o prémio de maior melão, com 11 quilogramas.

Celeste Coelho, de Rebordosa, produziu o maior tomate em competição, com 1,06 quilogramas.

Recorde-se que, este ano, entraram na competição 55 participantes, sendo 43 de Paredes – das freguesias de Aguiar de Sousa, Duas Igrejas, Sobreira, Baltar, Rebordosa, Vilela e Lordelo -, cinco de Penafiel, quatro da Maia, dois da região do Algarve e um de Espanha.

No ano passado, a maior abóbora em competição veio de Espanha e pesava 825,5 quilos. A maior de Paredes tinha 401 quilos.

Este concurso integra um projecto mais vasto de valorização da agricultura no sul do concelho de Paredes, designado Cá Paredes.