A Câmara Municipal de Paredes está a dar apoio financeiro às famílias socialmente mais desfavorecidas para a esterilização dos seus animais de estimação.
A decisão saiu da última reunião de Câmara, onde foram aprovadas por unanimidade, alterações ao regulamento do Programa de Incentivo à Esterilização de Cães e Gatos que oferece às famílias do município um apoio monetário que visa “promover o controlo reprodutivo cirúrgico dos seus animais e permite o acesso gratuito a estes serviços médico veterinários cirúrgicos para as famílias desfavorecidas”.
Com as alterações aprovadas, a autarquia revela que pode também sinalizar situações de acumulação de animais ou de descontrole da população de cães e gatos, podendo avançar com o programa de esterilização de forma simplificada.
Os interessados devem preencher um requerimento, anexando a documentação solicitada, e entregar no balcão único da autarquia ou através dos Serviços Online.
Todos os cães inscritos no programa de Incentivo à Esterilização de Cães e Gatos têm que estar identificados eletronicamente com microchip e ter a vacina antirrábica válida. Já a identificação dos gatos é gratuita e será realizada no Centro de Recolha Oficial de Animais de Paredes, pela Médica Veterinária Municipal, após submissão do requerimento.
Assim, os munícipes em situação de vulnerabilidade económica podem pedir, não só o cheque esterilização, onde a autarquia suporta o custo total da cirurgia de esterilização, assim como um vale de para a o mesmo efeito, mas para famílias não carenciadas e que têm pos seguintes valores, 37,50 euros para cão e 50,00 para cadela. No que diz respeito aos gatos, a ajuda é de 12,50 para macho e 25,50 para fêmea. A todos os valores acresce o IVA.
A família a quem é atribuído um cheque ou vale de esterilização suporta o restante valor necessário para perfazer o custo total da cirurgia. A utilização do vale é válida nos Centro de Atendimento Médico Veterinário com protocolo celebrado para esse efeito, sendo que os estabelecimentos são o Onevet Hospital Veterinário Universitário de Paredes e as clínicas veterinárias de Gandra, a LuísaVet Paredes, a Patinhas de Lord e Animais de Vila.
De referir que quem solicitar o apoio se compromete a promover todos os cuidados necessários à boa recuperação cirúrgica do seu animal, sendo que as despesas resultantes de negligência ou incumprimento das orientações médicas serão suportadas pelo dono do animal.











































