O estado do tempo vai agravar-se com a chegada da depressão Ingrid, prevista para amanhã, quinta-feira, altura em que são esperados ventos fortes com rajadas que podem atingir os 100 Km/hora, chuva e descida das temperaturas. Também queda de granizo e a possibilidade de alguma queda de neve na madrugada e início da manhã de sábado.
Assim, e segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, “prevê-se a passagem do sistema frontal associado a esta depressão, com períodos de chuva por vezes forte” a partir da tarde, passando depois a aguaceiros a partir da noite. Poderá ainda haver queda de granizo e trovoada, uma situação que se prolongará até domingo, dia 25.
A partir das 00h00 de sexta-feira, os distritos do Porto, Bragança, Vila Real, Viseu, Coimbra, Aveiro, Braga e Viana do Castelo mantêm o aviso laranja devido à previsão de neve em zonas com altitude igual ou superior a 800 a 1000 metros acima do nível do mar. A neve também se pode estender a zonas de menor altitude.
O IPMA prevê que a queda de neve e possível formação de gelo possam causar perturbações moderadas, tais como vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores e transtornos nos abastecimentos locais.
Para amanhã, o IPMA prevê uma pequena descida de temperatura e as mínimas vão estar abaixo dos 10ºC na maior parte dos distritos.
Proteção Civil da região em alerta
Devido ao mau tempo, a Proteção Civil Municipal de Paços de Ferreira reuniu com o autarca Paulo Ferreira para preparar “um conjunto de medidas e organizar as equipas que estarão de prevenção para responder, com prontidão e rapidez, a eventuais danos provocados pelo mau tempo”, diz o município.
A Depressão Ingrid poderá trazer inundações por acumulação de águas pluviais e obstrução dos sistemas de drenagem, cheias com o transbordo do leito de rios, ribeiras e linhas de água. Também possibilidade de deslizamentos e derrocadas devido à infiltração de água no solo, piso rodoviário escorregadio pela acumulação de gelo e formação de lençóis de água e dificuldades de drenagem em sistema urbanos.
Devido a estas condições meteorológicas, a Proteção Civil recomenda especiais cuidados e atenção, designadamente na circulação automóvel e pedonal.











































