O município de Lousada criou quatro salas Snoezelen, uma por agrupamento, num investimento que ronda os 95 mil euros. Com origem na Holanda, nos anos 70, estas salas são espaços multissensoriais com luzes, sons, texturas e aromas controlados, criados para estimular ou relaxar os sentidos, promovendo bem-estar e autocontrolo em pessoas com necessidades especiais, como autismo, mas também visam o conforto através da exploração sensorial em vez da intelectual.
A candidatura foi feita no âmbito de uma candidatura do Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar do Tâmega e Sousa – PIPSE.

Para potenciar o funcionamento destes espaços, foram realizadas 60 horas de formação para técnicos da autarquia, bem como professores dos respetivos estabelecimentos de ensino. Para o 2.º período estão previstas mais ações de formação, explica a autarquia que acrescenta que este investimento “reforça o compromisso com uma educação mais inclusiva, humana e atenta às necessidades de cada aluno”.
O que são as salas snoezelen
O nome Snoezelen tem origem na junção de duas palavras holandesas: cheirar e relaxar e as salas são equipadas com material para estimulação sensorial. O local valoriza a luz, os sons, as cores, as texturas e os aromas, onde os objetos são coloridos e disponibilizados para serem tocados e admirados.
Assim, estes espaços proporcionam conforto por meio do uso de estímulos controlados. Ao entrar no local, o conceito pode ser compreendido com facilidade. As sensações provocadas são variadas e exploram os cinco sentidos.










































