Publicidade

A aluna Maria Clara Pereira Mesquita é de Penafiel e foi distinguida pela Academia das Ciências de Lisboa com o prémio António Vieira, atribuído aos melhores alunos do ensino secundário pelo mérito na disciplina de Português.

Com o ensaio intitulado “Uma elegia à infância e à resiliência”, Maria Clara conquistou o juri composto por académicos de reconhecido mérito, nomeados pela Academia das Ciências de Lisboa.

O prémio tem um valor monetário de três mil euros e é financiado pela Fundação Amélia de Mello.

Os premiados foram selecionados com base no seu “desempenho académico, com destaque para as disciplinas a concurso”, neste caso a Português, e pela “originalidade e qualidade dos trabalhos”, como refere a Academia.

Maria Clara Mesquita frequentou o Curso Científico-Humanístico de Ciências Socioeconómicas, na Escola Secundária de Penafiel e, atualmente, está no primeiro ano do curso de Economia, na Faculdade de Economia do Porto.

Ao longo de todo o seu percurso no ensino secundário, Maria Clara Mesquita foi acompanhada pela professora de Português Amélia Rocha que atualmente leciona na Escola Secundária de Penafiel. Ao VERDADEIRO OLHAR a docente diz ter recebido a notícia com “profundo orgulho e emoção”, uma vez que este prémio “consagra um percurso académico de inequívoca excelência, pautado pelo rigor intelectual, pela maturidade crítica e por uma notável capacidade de análise e interpretação textual”. Assim, a futura economista é vista pela professora como “um exemplo inspirador de dedicação”.

Em relação ao prémio atribuído todos os anos, Amélia Rocha destaca a importância do ensino do Português na formação integral dos alunos, “não apenas enquanto disciplina nuclear, mas como instrumento fundamental de leitura, interpretação e pensamento crítico, transversal a todas as áreas do conhecimento”.
Para além de reconhecer o mérito de Maria Clara, sublinhou ainda o “papel insubstituível dos professores desta disciplina, cuja ação pedagógica contribui decisivamente para o sucesso académico global, ao dotar os alunos das competências linguísticas e interpretativas indispensáveis à compreensão do mundo e à excelência no percurso escolar”.

Refira-se que, a Academia das Ciências de Lisboa (ACL) atribui Prémios de Mérito aos melhores alunos do ensino secundário em Português (Prémio António Vieira), História A (Prémio Alexandre Herculano) e Matemática A (Prémio Pedro Nunes), com financiamento da Fundação Amélia de Mello.

Estas distinções visam reconhecer a excelência e promover a cultura científica.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here