Nuno Brito tomou posse como comandante dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, corporação de Paredes. Natural de Freamunde, Paços de Ferreira, licenciou-se em Engenharia de Proteção Civil, pelo Instituto Superior de Educação e Ciências (ISEC).
Tem ainda pós-graduações em Segurança Contra Incêndios e em Coordenação Municipal de Proteção Civil. Ao longo de 12 anos de experiência, desempenhou funções nos cargos de Adjunto de Comando e de 2.º Comandante, adquirindo vasta experiência na gestão de operações, planeamento estratégico e organização do Corpo de Bombeiros.
É também formador de Salvamento e Desencarceramento e formador de Materiais Perigosos, pela Escola Nacional de Bombeiros. Atualmente, encontra-se a frequentar o Mestrado em Segurança ao Incêndio pela Universidade de Coimbra, evidenciando o contínuo investimento na sua formação académica e científica.
Nuno Brito, que, este domingo, foi empossado pelo presidente da Câmara Municipal, Alexandre Almeida, assegurou que “é com profundo sentimento de responsabilidade que assume a função como comandante desta associação”, referindo também que “este momento marca o compromisso e é um juramento com propósito de proteger, socorrer e liderar com responsabilidade”.
Câmara vai continuar a apoiar financeiramente as cinco corporações do município
Já o autarca de Paredes garantiu que, “em 2026, o município vai continuar a apoiar financeiramente as cinco Corporações de Bombeiros do concelho, assim como irá investir gradualmente no apoio à aquisição de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual), material e equipamento necessário para que os bombeiros possam desempenhar as suas funções de socorro com a máxima segurança”.
A edilidade destaca que o percurso de Nuno Brito “reflete, não apenas competência técnica, mas também dedicação, experiência, responsabilidade e compromisso com os valores e a missão dos bombeiros voluntários, nomeadamente de Freamunde”.

Refira-se que a cerimónia de tomada de posse contou, ainda, com a presença do vice-Presidente do Município e o presidente da Assembleia Geral da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo, Francisco Leal, e do comandante Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto, Albano Teixeira. Também dos representantes da Liga dos Bombeiros Portugueses, Luís Dias, da Federação Bombeiros Distrito do Porto, comandante Óscar Rodrigues, das corporações do Concelho e de associações e empresas locais, para além do presidente da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lordelo.










































