Publicidade

Um reforço da vigilância e das ações de prevenção é o que o município de Paredes tem previsto para o próximo ano, como forma a evitar os incêndios que têm devastado o concelho, uma vez que este é o concelho do Continente que, e segundo uma conclusão do portal estatístico Prodata, teve a mais elevada média anual de incêndios, na década 2015-2024.

Só este ano, o número de ocorrências em Paredes, face ao ano anterior, mais que duplicou, passando de 100 para 246.

Neste âmbito, a Comissão Municipal de Gestão Integrada de Fogos Rurais reuniu hoje, num encontro que serviu para apresentar estratégias de prevenção dos fogos para o ano de 2026.

Francisco Leal, vice-presidente da autarquia, garantiu que, e apesar do número de incêndios ter aumentado, a área ardida foi menor, desceu de “3977.57 hectares para 740.67”, sendo que Duas Igrejas foi a freguesia que registou mais ocorrências, com um total de 42. Recarei foi o local onde a 30 de julho, ocorreu o maior incêndio, com “mais de 650 hectares de área ardida”, especificou.

O encontro de hoje serviu ainda para anunciar que, e apesar dos números, Paredes tem mantido ações de fiscalização, tendo efetuado “mais de 1800 registos de processos de limpeza de terrenos, 54 processos de árvores em risco, 12 de corte e poda de sobreiros”, para além de “ações de fogo controlado de gestão de combustível, acompanhamento de ações de limpeza de terrenos e beneficiação de caminhos, participação e apoio em Incêndios Rurais”.

Pub. Argentina com o Chef Chakall – Do Fogo ao Gelo: Buenos Aires, Ushuaia e Patagónia – Altiora

Para este ano que vai entrar, a edilidade anuncia ainda que estão previstas ações de sensibilização em locais com mais potencial de ocorreram incêndios e que estão definidos como prioritários. Para além disso, haverá uma “beneficiação de rede viária florestal, assim como de pontos de água, para além da construção de novos. Também será otimizado o sistema de vigilância e videovigilância e uma melhoraria das ações de rescaldo. Todos estas ações serão realizadas com os bombeiros locais.

Na reunião de hoje, estiveram presentes diferentes agentes de proteção civil do Concelho, como a GNR, através da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) e o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), os bombeiros, a Cruz Vermelha, a Associação Florestal do Vale do Sousa, a Navigator e o representante das Junta de Freguesia do Concelho, Sérgio Oliveira, autarca de Recarei.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here