O Município de Lousada aprovou o Orçamento Municipal para 2026, no valor de 67,1 milhões de euros, o que se traduz num “aumento de 19,3% face a 2025”. O município destaca o “forte reforço do investimento”, ao mesmo tempo que os números refletem “uma política fiscal favorável a famílias e empresas”.
O orçamento prevê 26,17 milhões de euros em investimento municipal, mais de 40% do que no ano anterior, para obras públicas, modernização e aquisição de bens de capital.
No que diz respeito ao IMI, a edilidade vai manter a taxa mínima de 0,30%, com cerca de 1,7 milhões de euros devolvidos às famílias. O IRS continua nos 4% e as empresas mantêm a isenção de derrama.
Para a autarquia, o Orçamento para o próximo ano é “equilibrado” e “com menos carga fiscal”, sendo que a receita corrente vai permitir “assegurar integralmente a cobertura da despesa corrente e as amortizações”.
Assim, o município sublinha que com estas políticas será possível manter “o equilíbrio financeiro”, reforçando “a confiança na gestão”, ao mesmo tempo que se criam “condições para o desenvolvimento sustentável do concelho” de Lousada.
PUB Argentina com o Chef Chakall – Do Fogo ao Gelo: Buenos Aires, Ushuaia e Patagónia – Altiora










































