Publicidade

É já no dia 17 de dezembro que arranca o novo serviço de transportes públicos que junta quatro empresas e que vai operar na região do Tâmega e Sousa. São 250 autocarros que vão circular pelos vários municípios, permitindo “que os utentes possam utilizar mais linhas, mais territórios com o mesmo passe, facilitando a vida de quem viaja nos transportes públicos”. Esta é a convicção de Telmo Pinto, 1.º Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, que hoje apresentou o “Linhas” aos jornalistas, sendo certo que este projeto vai “mudar a mobilidade na região”.

Os autocarros da nova rede saem para a rua no início das férias escolares, altura em que a procura do serviço rodoviário é menor e “dá para afinar impactos menos positivos que possam surgir”, ou seja, facilita ajustamentos e adaptações na rede.

Jorge Jesus e Telmo Pinto

Serão quatro lotes (operadoras) a funcionar nos municípios do Tâmega e Sousa que, até agora, trabalhavam de forma independente no território. A partir de 17 de dezembro, passam a estar ligados, transformando-se numa rede única articulada, o que se traduz ainda numa melhoria das ligações entre concelhos. Telmo Pinto sublinhou ainda que os passes vão manter o mesmo preço para os utilizadores, ou seja, “não vão sofrer aumentos em 2026”. A CIM destaca que esta será a primeira autoridade de transportes do país a integrar um sistema conjunto, por isso, espera que este processo possa ser replicado em outras regiões.

Jorge Jesus, coordenador da Autoridade de Transportes da CIM, esteve presente na conferência de imprensa e traduziu o projeto em números: são “50 linhas inter-regionais, 37 intermunicipais e 122 municipais”, num investimento de 15,5 milhões de euros por ano. A verba será dividida entre o Estado, os municípios e os passageiros. A nova rede abrange um total de 39 mil quilómetros do território do Tâmega e Sousa e vai representar 7 milhões de quilómetros percorridos por ano.

A nova rede, designada Linhas, abrange os passageiros do Douro, Tâmega e Sousa e disponibiliza “um serviço de transporte mais eficaz, inovador e com um tarifário mais adequado para cada passageiro que reside, estuda ou trabalha na região”, simplificando a rede de transporte público. Também terá uma imagem renovada e um novo conceito tarifário – o cartão Três Rios, disponível em várias modalidades. 

Em 2024 a região contabilizou 6,5 milhões de passageiros

Telmo Pinto não deixou de enfatizar que este será “um desafio coletivo”, não só da CIM, como dos municípios e do Estado, tanto mais que estamos a falar de uma região que, em 2024, contabilizou 6,5 milhões de passageiros nos transportes públicos, o que deixa antever que a reformulação destas linhas, que envolveu “agregar todos os territórios e utilizadores” tenha sido um processo complexo, razão pela qual derrapou no tempo. Mas é certo que esta será a fórmula para se olhar para a mobilidade a partir de agora, frisou Telmo Pinto.

Após um ano de funcionamento, a CIM perspetiva o Linhas cresça cerca de “5%”, razão pela qual “a oferta terá que se adaptar à procura”, numa região que regista atualmente cerca de 25 mil passes ativos. 

Passe único “Três Rios” permite viajar em toda a região e em diversas modalidades

O novo modelo tarifário, que integra o cartão Três Rios, permite então viajar com um único passe em toda a região e em diversas modalidades. Também poderá ser conjugado com a rede Andante, que inclui STCP e Metro do Porto.

Os preços começam nos 20 euros (incluem assinatura mensal válida na rede Linhas numa origem e destino em duas zonas tarifárias contíguas, em serviços municipais, intermunicipais ou inter-regionais, à exceção do serviço de transporte municipal RodoAmarante”, e vão até aos 50 euros (assinatura mensal válida na rede Linhas com origem ou destino num dos municípios da Região do Tâmega e Sousa, e origem ou destino num dos municípios da Área Metropolitana do Porto, incluindo viagens na rede Andante – STCP e Metro do Porto.

Para os passes municipal (assinatura mensal válida na na rede Linhas com origem e destino no mesmo município de um dos municípios da Região do Tâmega e Sousa), intermunicipal (assinatura mensal válida na rede Linhas com origem e destino em dois municípios diferentes dentro da Região do Tâmega e Sousa) e interegional (assinatura mensal válida na rede Linhas com origem ou destino num dos municípios da Região do Tâmega e Sousa e origem ou destino num dos municípios da Área Metropolitana do Porto e das Regiões do Ave, Douro e Viseu Dão Lafões), os preços vão dos 30 aos 40 euros.

A tecnologia associada ao cartão já se encontra alinhada com o projeto nacional 1Bilhete.pt, que possibilitará, no futuro, o acesso ao bilhete único nacional.

Para além disso, toda a informação detalhada sobre a nova rede, incluindo mapas, horários, tarifas e instruções de utilização do cartão Três Rios está disponível no site linhasdourotamegaesousa.pt, permitindo aos passageiros conhecer antecipadamente a oferta e preparar as suas deslocações.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here