Publicidade

Valongo assinalou ontem o Dia Universal dos Direitos da Criança, data que marca a aprovação da Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada pela ONU em 1989. Recorde-se que, este é um documento histórico que estabelece que todas as crianças têm direitos fundamentais, que vão desde a proteção à saúde, à educação, ao amor, ao desenvolvimento e à participação, para além de lembrar que a sua defesa é uma responsabilidade coletiva.

Assim, Valongo voltou a juntar-se à iniciativa “Go Blue”, promovida pela UNICEF, e que desafia comunidades e instituições a mobilizarem-se pela sensibilização e pela promoção dos direitos das crianças em todo o mundo. A ação pretende que cidades e instituições de todo o mundo iluminem monumentos e edifícios emblemáticos de azul, a cor associada à infância e à missão da UNICEF, como um gesto simbólico de compromisso para com os direitos de todas as crianças. 

Este é um projeto financiado pela União Europeia e cofinanciado e gerido pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., em parceria com o Governo do Quénia. 

Segundo a autarquia, Valongo participa nesta iniciativa porque pretende “reforçar o compromisso de criar condições que garantam a inclusão, a segurança, o bem-estar e a participação ativa das crianças na vida do concelho”, lê-se e, comunicação do município.

Esta é uma estratégia contínua do município, reconhecido como Cidade Amiga das Crianças, que quer “assegurar políticas públicas orientadas para o desenvolvimento integral e a felicidade de todas as crianças”, concluiu a mesma nota.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here