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O município de Lousada reforça a aposta na musicoterapia, através do alargamento às escolas e jardins de infância, abrangendo os alunos da educação inclusiva, e agora também, a componente de apoio à família.

A edilidde considera estas sessões como uma “ferramenta de inclusão e desenvolvimento integral das crianças”, por isso, a novidade deste ano letivo passa pelo alargamento das sessões de musicoterapia também aos jardins de infância, com especial foco na componente de apoio à família, ou seja, no prolongamento de horário.

“A medida visa abranger um maior número de crianças da escola inclusiva, permitindo que beneficiem de sessões orientadas por técnicos especializados. Através da música, estas crianças são estimuladas a nível emocional, cognitivo e sensorial, promovendo a comunicação, a autoestima e o desenvolvimento das suas capacidades”, sublinha a autarquia, em comunicado.

A proposta é integrar todas as crianças, trabalhando em grupo, num ambiente de partilha e expressão, onde a música é o elo de ligação entre realidades diversas.

Esta nova etapa junta-se ao projeto-piloto já em curso nas escolas do concelho, que contempla sessões semanais de musicoterapia em todos os agrupamentos escolares, bem como às iniciativas comunitárias, como as sessões mensais gratuitas de “Música para bebés e crianças”.

Com este reforço, Lousada consolida-se como um “concelho pioneiro na utilização da arte como ferramenta de inclusão social e educativa, promovendo um modelo de escola mais afetiva, sensível e centrada no bem-estar de todos os alunos”.

Este projeto teve início no ano letivo de 2021/2022, financiado pelo Município, sendo neste ano letivo e nos próximos dois, assegurado através do Plano Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar – PIPSE, da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa.

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