Foto: Pexels (direitos reservados)
Publicidade

Paredes vai ser a Capital Euro-Atlântica em 2027, uma distinção da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europe) e que representa “o reconhecimento do esforço do trabalho desenvolvido pelo concelho de Paredes na promoção da atividade física para todos, com programas desportivos inclusivos, e aposta no desporto adaptado, na valorização dos clubes e do associativismo e no investimento dedicado à construção e melhoria em instalações desportivas”, adiantou o autarca local, Alexandre Almeida.
A candidatura portuguesa apresentada pelo município, em julho deste ano, a Capital Euro-Atlântica do Desporto 2027 assenta em três pressupostos: a excelência das instalações desportivas, a inclusão social e a inovação dos programas de desporto município, revela a auatrquia.

O documento representa “a afirmação de uma vivência profunda, diversa e integrada do desporto no concelho. Em Paredes, o desporto é muito mais do que prática física: é um instrumento de inclusão social, promoção da saúde, educação e fortalecimento dos laços comunitários, estando firmemente enraizado no quotidiano da população”, diz a mesma nota.

Refira-se que, o município desenvolve cerca de “20 programas desportivos municipais que asseguram o acesso equitativo e inclusivo à prática desportiva por todas as faixas etárias e grupos sociais”. “Paredes vive o desporto”.

O documento da candidatura sublinha que Paredes ocupa uma posição estratégica no dinâmico Eixo Euro-Atlântico, beneficiando de excelentes acessos rodoviários e ferroviários, bem como da proximidade ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro e ao Porto de Leixões. Já geograficamente, está “inserido no Vale do Sousa, destacando-se pela riqueza natural e patrimonial”.

Publicidade

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here