Lucas Lopes, corredor da Paredes-Boavista, foi convocado para o Mundial e Europeu de Estrada Portugal, anunciou hoje o selecionador nacional. São oito ciclistas presentes no Campeonato do Mundo de Estrada que, pela primeira vez, terá lugar em solo africano, entre 21 e 28 de setembro, em Kigali, no Ruanda. A Seleção Nacional estará representada na prova de fundo nas categorias de Elite e Sub-23, ficando de fora os escalões de juniores e femininos, por opção estratégica de preparação para o Campeonato da Europa, que decorrerá logo de seguida em Drôme-Ardèche, França (1 a 5 de outubro). Lucas Lopes é natural da Póvoa de Varzim e vai correr nas duas competições pelos sub-23.
Citado em nota da Federação Portuguesa de Ciclismo, José Poeira, Selecionador Nacional de Estrada, sublinhou a exigência do processo de convocatórias, explicando que “o facto de termos dois campeonatos de grande dimensão em semanas consecutivas, em continentes diferentes, obrigou-nos a
escolhas muito cuidadas”, sendo que “o percurso no Ruanda terá uma dureza excecional, com altitude, humidade e um desnível acumulado de 5.000 metros. O desafio é enorme, mas a equipa está motivada e totalmente focada em representar Portugal da melhor forma”.

O Ruanda vai receber, pela primeira vez na história, o Campeonato do Mundo de Estrada da UCI, numa edição marcada pela exigência e pela altitude. A prova de estrada masculina terá 267,5 km e 5.475 metros de desnível acumulado, o percurso mais duro de sempre em Mundiais, explica a Federação. Conhecida como a “terra das mil colinas”, Kigali “promete ser palco de uma das edições mais desafiantes e espetaculares da competição”.
A Seleção Nacional estará em prova apenas nas corridas de fundo. A estreia cabe aos Sub-23, na sexta-feira, 26 de setembro, às 11h00, com um desafio de 11 voltas ao circuito local, num total de 164,6 quilómetros e 3.350 metros de desnível acumulado. Domingo, dia 28, a partir das 8h45, terá lugar a corrida da elite masculina. Ao fim de nove voltas iniciais ao percurso local, segue-se uma volta maior e mais seis voltas ao circuito, totalizando 267,5 quilómetros, marcados por um ganho de elevação superior aos 5.000 metros.
Portugal inicia a participação no Europeu de Estrada na quarta-feira, 1 de outubro, com os
contrarrelógios das várias categorias, todos com 24 quilómetros. Os juniores masculinos abrem
a competição às 9h45, seguidos das sub-23 femininas, às 11h00, elites femininas, às 13h20, e elites
masculinos, às 14h45.
As provas de fundo começam na sexta-feira (3 de outubro): sub-23 femininas (85,7 km, 8h00),
juniores femininas (62,9 km, 11h40) e juniores masculinos (103,4 km, 14h35).
No sábado, a 4 de outubro, correm os sub-23 masculinos (121,1 km, 8h00) e, à tarde, a elite feminina (116,1 km, 13h00), num percurso com 1.570 metros de desnível acumulado.
O programa encerra no domingo, 5 de outubro, com a prova da elite masculina, a partir das 10h45, num traçado de 202,5 quilómetros e 3.306 metros de desnível acumulado.
Lucas Lopes é natural de Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, e tem 22 anos. Na Volta a Portugal do Futuro venceu a classificação geral Sub-23, assumindo a camisola amarela a partir do segundo dia até ao fim. Também ganhou a classificação da montanha. No Grande P´remio das Nações, terminou no top 20 geral.
O trepador escalador, que veste a camisola da equipa Rádio Popular Paredes-Boavista, é forte em provas de montanha e subidas e é conhecido por ter boa resistência.