As populações abrangidas pelas rotas da Transdev em Paços de Ferreira, Penafiel, Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Marco de Canaveses e Resende vão ter viagens gratuitas, entre os dias 21 e 22 de setembro. A iniciativa surge no âmbito da 24ª edição da Semana Europeia da Mobilidade e tem como principal objetivo “promover o transporte público como uma solução prática, económica e amiga do ambiente”, explica a operadora, em comunicado.
Para usufruírem das viagens, os passageiros da rede de transportes apenas precisam de solicitar os bilhetes a bordo.
Sob o mote “Venha Experimentar! Dia 21 e 22 é por nossa conta!”, a ação visa ” e pretende “incentivar as comunidades a repensarem os seus hábitos de mobilidade, deixando o carro em casa e descobrindo as vantagens do transporte coletivo”.
Os utilizadores com passe mensal apenas precisam de efetuar a validação habitual, uma vez que o valor do passe já cobre o período em causa.
A campanha resulta de uma parceria entre a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa e o operador de transportes Transdev.
O primeiro-Secretário da CIM do Tâmega e Sousa, Telmo Pinto, sustenta que “o transporte público representa um eixo fundamental para o desenvolvimento da mobilidade sustentável, desempenhando um papel decisivo na redução da pegada carbónica e na promoção da coesão territorial, especialmente na sua dimensão socioeconómica”. Assim, a Comunidade Intermunicipal alia-se a esta ação para “proporcionar, a cada cidadão, a oportunidade de experimentar o transporte público como uma alternativa viável, cómoda e sustentável, contribuindo ativamente para um território mais interligado, inclusivo e ambientalmente responsável.”
Já o diretor da Unidade de Negócio, Paulo Silva, destaca que “o transporte público vai além de ser uma mera alternativa ao automóvel particular e constitui um pilar de inclusão social, de sustentabilidade ambiental e de valorização da qualidade de vida das comunidades”. Razão pela qual a empresa aspira a que “um número cada vez maior de cidadãos reconheça o transporte coletivo como a opção preferencial de mobilidade”.