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A GNR registou 40 mortos e 684 acidentes com veículos agrícolas no ano de 2023. Para além disso, a GNR dá ainda conta de 65 feridos graves e 224 feridos ligeiros.

Numa nota enviada aos jornalistas, no dia em que começa a Operação ‘Campo Seguro 2025’, a GNR anuncia que vai “intensificar a sensibilização, o patrulhamento e a fiscalização nas explorações agrícolas e florestais, no sentido de reprimir a prática de crimes de furto de produtos e máquinas agrícolas, crimes de Tráfico de Seres Humanos, em contexto laboral, e prevenir a ocorrência de acidentes com veículos ou máquinas agrícolas e florestais”.

Para além disso, a operação, que termina em 15 de fevereiro de 2026, pretende “promover a adoção de práticas seguras na utilização e condução de veículos agrícolas e florestais, contribuindo para a prevenção de acidentes e da sinistralidade associada”.

Neste contexto, “serão reforçadas as ações de patrulhamento e fiscalização, ajustadas à sazonalidade das culturas e às características regionais, incidindo nos locais, dias e horários de maior risco, de acordo com o histórico de criminalidade. Serão também realizadas ações de controlo e fiscalização do transporte de produtos agrícolas e florestais nos pontos de passagem da fronteira terrestre, em articulação com a Guardia Civil, para combater a criminalidade transfronteiriça”, lê-se na mesma nota.

“Paralelamente, serão dinamizadas ações de sensibilização junto de proprietários e entidades locais e regionais ligadas ao setor agrícola, com a divulgação de conselhos que promovam a prevenção de furtos”.

A GNR aproveita para lembrar “que a colheita ou apanha de produtos agrícolas ou frutícolas, ainda que estejam caídos no chão, sem o consentimento do proprietário, poderá configurar crime contra o património” e aconselha os proprietários a não deixarem utensílios da recolha dos produtos no terreno, durante o período noturno e a informar a Guarda sobre qualquer movimento de pessoas ou viaturas suspeitas na proximidade das explorações agrícolas.

No que diz respeito aos acidentes rodoviários envolvendo veículos agrícolas, as causas mais comuns identificadas são a distração, falta de destreza e as manobras irregulares. Também” a perda de controlo, a irregularidade do terreno e a queda do trator”.

A GNR aconselha os utilizadores a não descurarem a manutenção do veículo, a usar acessórios de iluminação e sinalização, de acordo com a lei, a frequentar ações de formação teóricas e práticas, e não conduzir sob o efeito do álcool, fadiga ou velocidade não adequada às condições do veículo e à carga transportada.

Para garantir que as campanhas agrícolas decorram em segurança, a GNR empenhará militares de diversas valências, nomeadamente dos Comandos Territoriais, do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA), da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), da Unidade de Segurança e Honras de Estado (USHE) e da Unidade de Ação Fiscal (UAF), através de ações de policiamento de proximidade e de fiscalização.

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