Verdadeiro Olhar

400 bebés nascidos em 2018 homenageados em Lousada. Natalidade no concelho cresceu

Em 2018 nasceram, em Lousada, cerca de 400 bebés. Um número que representa um crescimento face aos últimos anos e segue a tendência nacional, explica Cristina Moreira, vice-presidente da Câmara de Lousada.

Para homenagear as crianças e os pais e chamar a atenção para a importância de criar medidas que estimulem a natalidade, o município realiza, no domingo, dia 6 de Janeiro, às 15h30, no Parque Urbano Dr. Mário Fonseca, a primeira iniciativa do “Lousada Bebé Natal”, que pretende juntar centenas de bebés nascidos no concelho no ano passado.

“É um acto simbólico que pretendemos repetir no próximo ano. Queremos que a população perceba que somos um concelho jovem”, refere a também vereadora da Família, destacando a vitalidade demográfica do concelho, que continua a ser um dos concelhos mais jovens do país e é o “concelho com maior percentagem de jovens entre os zero e os 29 anos em Portugal Continental”.

E se “para educar uma criança é preciso uma aldeia inteira”, em Lousada existem “imensas políticas amigas das famílias, que vão dos impostos às respostas sociais, além das acessibilidades e pleno emprego em algumas áreas” para ajudar nesta tarefa. Existe ainda um movimento associativo forte, que dá apoio a nível cultural e desportivo.

“É importante que a maioria destas crianças continue no concelho para que Lousada continue a crescer e tenha um património humano que gere desenvolvimento económico e social. Um território sem crianças é um território sem futuro”, sentencia Cristina Moreira.

Para ajudar as famílias a criar os seus filhos é preciso ainda que “as empresas e o comércio olhem para as questões da maternidade e sejam amigos das famílias”, defende a autarca, que espera incutir este espírito a nível local e vê-lo implementado a nível nacional.

O “Lousada Bebé Natal” acontece este domingo. Cada criança recebe uma medalha e um diploma e haverá momentos musicais. As inscrições estão a decorrer. “Muitos ainda não se inscreveram, mas podem fazê-lo amanhã ou no próprio dia e tenho a certeza que será um sucesso”, conclui a vereadora da Família.

Segundo a autarquia, os pais devem apresentar a certidão de nascimento do bebé de forma a confirmar a naturalidade.