Verdadeiro Olhar

21 jovens de Lousada tiveram oportunidade de experimentar uma profissão

21 jovens de Lousada tiveram a oportunidade de experimentar uma profissão no âmbito do programa “Férias Activas”, uma iniciativa da Câmara de Lousada que contou com a colaboração de várias empresas e foi direccionada a alunos do 10.º ano de escolaridade.

O projecto envolveu 11 empresas e serviços da área multimédia e fotografia, comunicação, optometria, design de calçado, reposição, auxiliar de acção educativa, operador de agência de viagens, design de interiores, arquitectura, veterinária e gestão de empresas.

Segundo a autarquia, os jovens que integraram o projecto tiveram a oportunidade de acompanhar um profissional nas suas funções diárias e participar nas tarefas quotidianas de um dia de trabalho, permitindo simultaneamente contactar com o mundo real do mercado de trabalho numa área da sua preferência.

Citado em comunicado, o vereador com o pelouro da Educação da Câmara de Lousada, António Augusto Silva, revelou que esta foi uma experiência enriquecedora que pode ser decisiva, para alguns dos alunos, nas escolhas profissionais que irão fazer.

“É importante permitir que os mas novos sejam uma geração mais informada e preparada para enfrentar o mundo do trabalho”, disse.

O projecto “Férias Activas” integra o programa Dicas que tem como finalidade a redução do abandono precoce da escolaridade mínima obrigatória e proceder à orientação para a escola do futuro, numa perspectiva de prevenção do abandono e visa incentivar a progressão escolar.

Os alunos tiveram, ainda, a possibilidade de compreender a importância do investimento tecnológico, da boa gestão financeira e da relação entre todos os colaboradores numa empresa para que esta consiga responder às crescentes exigências do mercado de negócios. Para além disso foram indicadas algumas competências importantes para a gestão empresarial e para qualquer outra profissão.

De acordo com a organização, a orientação vocacional deve ser visualizada como um caminho a percorrer por alunos e escola, como um processo de introspecção e consciencialização pessoal e que deve ir de encontro às necessidades reais do mercado de trabalho.

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