Serviço de Especialidades Cirúrgicas foi o primeiro a obter a idoneidade formativa

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) “é o primeiro e único hospital do país” com serviços certificados na área de enfermagem, nove ao todo, no âmbito do projecto de Acreditação da Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica (AIFCPC) em Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, informa comunicado.

Segundo o CHTS, o projecto “inovador a nível nacional” foi abraçado em 2019, sendo que “certifica os requisitos necessários para formação de enfermeiros e garante a qualidade dos formadores e da prestação dos cuidados de enfermagem aos utentes, através de peritos na área”.

Além de ter já nove serviços certificados, o CHTS “lidera também, a nível nacional, o número de candidaturas com 19 candidaturas submetidas e sete a ser construídas na plataforma”, acrescenta a informação enviada à imprensa.

A mesma fonte revela que os serviços do CHTS já certificados pela Ordem dos Enfermeiros são Especialidades Cirúrgicas, Cirurgia 2, Serviço de Urgência Básica, Serviço de Urgência Médico-cirúrgica, Unidade Intermédia Polivalente, Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente, Medicina unidade funcional 1, Medicina unidade funcional 3 e Unidade de Hospitalização Domiciliária.

A Idoneidade Formativa dos Contextos de Prática Clínica em Enfermagem certifica “que a prática clínica tem um ambiente favorável e propício à aquisição e desenvolvimento de competências e apoiem a melhoria da prática profissional” e “garante os requisitos fundamentais para a formação de enfermeiros e enfermeiros especialistas”, sendo ainda “garantia da prestação de melhores cuidados à população”. “Estes contextos têm permitido que o CHTS desempenhe um forte papel como Hospital Escolar e, em 2021, recebeu cerca de 1000 alunos de Licenciatura em Enfermagem e 229 alunos de cursos pós-licenciatura”, sustenta o centro hospitalar.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here