Foto: Verdadeiro Olhar

Vão continuar desligados, para já, os parquímetros existentes em Valongo e Ermesinde, à semelhança do que aconteceu em 2021.

Ao Verdadeiro Olhar, a Câmara Municipal explica que os equipamentos “permanecem inactivos, porque se mantém válido o motivo que levou à sua suspensão: o agravamento da situação pandémica”.

Mas, questionada sobre possíveis problemas que a situação esteja a causar, a autarquia confirma que “há falta de estacionamento nos centros urbanos de Valongo e de Ermesinde, porque há pouca rotatividade, devido à isenção do pagamento de taxas”. “Por isso, o pagamento das taxas de estacionamento será retomado quando se verificar uma melhoria significativa das condições sanitárias e sócio-económicas”, adianta a mesma fonte.  

Quando for reactivado o pagamento do estacionamento à superfície haverá novas tarifas, já aprovadas. A taxa aplicada por hora reduz de 0,50 para 0,40 cêntimos. Em caso de pagamento por via electrónica os primeiros 15 minutos/dia são gratuitos. Há também uma redução do horário em que é cobrado pagamento, que passa a ser das 9h00 às 19h00, de segunda a sexta-feira, sendo gratuito ao sábado. O valor do aviso em caso de incumprimento baixa para os quatro euros, caso seja pago em sete dias.

Em Valongo e Ermesinde existem 87 parquímetros que controlam 940 lugares de estacionamento. Há quatro funcionários municipais já habilitados para a fiscalização, diz o município.

Recorde-se que a Câmara de Valongo avançou com o resgate da concessão do estacionamento pago à superfície em Valongo e Ermesinde em 2019. Em tribunal mantêm-se litígios com a concessionária, a Parque Ve, para decidir o valor final do resgate. “A Câmara resgatou a concessão por motivos de interesse público. Aguardamos a decisão do Tribunal relativamente ao valor do resgate, mas mantemos a convicção de que não irá onerar demasiado o município”, responde a autarquia.

Já os parquímetros que chegaram a estar bloqueados e vandalizados, foram alvo de recondicionamento e estão prontos a ligar.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here