Com um investimento de mais de 1,2 milhões de euros, co-financiado pelo POSEUR, a Empresa Municipal Penafiel Verde está a desenvolver trabalhos na rede de abastecimento de água, “com o objectivo de controlar e reduzir as perdas nos sistemas de distribuição”, informou a Câmara Municipal.

A meta é conseguir “eficiência de serviço” e “eficiência ambiental”.

“Nesta fase, estão a ser desenvolvidos trabalhos de renovação da rede de abastecimento de água nas freguesias de Rio Mau e Rio de Moinhos, uma vez que as redes existentes além de serem muito antigas, tinham já perdas de água elevadas”, explica a autarquia em nota de imprensa.

A par disso, e para detectar as perdas, a empresa municipal “adquiriu equipamentos tecnologicamente avançados”. Serão instaladas “cerca de 45 Zonas de Medição e Controlo (ZMC) e 22 Válvulas Redutoras de Pressão (VRP), em locais do concelho de Penafiel estrategicamente definidos, têm como finalidade munir a rede de mecanismos de controlo”.

Para monitorizar a rede, tudo isto será interligado num sistema de “telegestão, permitindo assim uma rápida intervenção sobre as fugas detectadas”, conclui a informação enviada, salientando a importância deste investimento para a redução do volume de água perdido no sistema de distribuição e para a qualidade e eficiência do serviço prestado.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here