Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Está em estudo a implementação de um sistema de videovigilância nas ruas de Valongo e Ermesinde com o objectivo de aumentar “o sentimento de segurança” da população do concelho, anunciou o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, durante a inauguração da nova Esquadra da PSP de Valongo, nas instalações do antigo mercado municipal.

“Pedimos ajuda ao Comando [do Porto da PSP] e registamos uma abertura total para começarmos o processo de estudo e de preparação da instalação de um sistema de videovigilância aqui nas ruas, nas zonas mais adequadas”, afirmou o autarca.

“Estamos num concelho em que, segundo as estatísticas oficiais, a criminalidade é reduzida e está a diminuir, mas se perguntarmos às pessoas sobre a percepção da segurança as pessoas acham que [a criminalidade] está a aumentar”, sustentou José Manuel Ribeiro, dizendo que, para contrariar isso a autarquia vai avançar com esta medida pro-activa.

“Tomamos essa decisão e vai ser inscrita em orçamento municipal. Gastaremos o que for necessário porque é necessário num concelho como este tudo fazer para que as pessoas percebam que vivemos num país e comunidade segura. É um esforço que vamos fazer, mas se puder ajudar os concidadãos a ter uma maior percepção de segurança, óptimo, é algo que temos de fazer”, defendeu o edil valonguense.

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Segundo disse aos jornalistas, esse sistema avançará primeiro em Valongo e Ermesinde, localidades servidas pela PSP, mas poderá ser alargado às outras freguesias se necessário.

Questionado sobre preços, o presidente da Câmara assumiu que será “caro”, mas não adiantou números.

José Manuel Ribeiro diz que estão em contacto com o Comando da PSP do Porto e com a Câmara do Porto, que está a implementar um sistema deste género. “Aprendemos uns com os outros”, frisou.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here