Está preparada a quadra natalícia em Valongo. A Câmara Municipal anunciou, hoje, a programação, que arranca no próximo dia 26, com a ligação da iluminação de Natal.

Segundo a autarquia, o concelho voltará a ter “a maior árvore de Natal do país” com 55 metros de altura, novamente instalada no Parque Urbano de Ermesinde. No centro de Valongo, na Praça Machado dos Santos, há uma “bola gigante”.

A par destes chamarizes, haverá iluminação de Natal espalhada por todas as freguesias, refere nota de imprensa.

Em Valongo e Ermesinde haverá “Aldeias Natal”, com a Casa do Pai Natal e animação, desde peças de teatro a música, espectáculos de dança, um carrossel familiar e ainda ateliês de artes gratuitos. Os mais velhos poderão ainda comprar, no Largo do Centenário ou no Parque Urbano de Ermesinde, peças de artesãos locais nos Mercados de Natal, onde se poderão também encontrar petiscos.

Nas igrejas do concelho voltam a realizar-se concertos natalícios. Os espectáculos começam na Igreja Matriz de Campo no domingo 5 de Dezembro com o coro Génesis. Na semana seguinte, no dia 12, é a vez da voz de Sérgio Sousa Martins se fazer ouvir na Igreja Matriz de Sobrado. O ciclo fecha no domingo 19, com a actuação da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, acompanhada pela soprano Marina Pacheco, na Igreja Matriz de Alfena. Mais uma vez a entrada é gratuita.

Como é habitual, o Natal em Valongo contará com exposições. No Museu Municipal de Valongo estará patente uma Exposição de Presépios, feita com a colaboração dos alunos da disciplina Artes da Ardósia da Escola Básica Vallis Longus, dos artesãos locais e ainda da valonguense D. Clemência, que doou a colecção particular de figuras em crochet ao município. A mostra pode ser visitada de 5 de Dezembro e até 7 de Janeiro durante o horário normal do museu, de segunda a domingo. Na Oficina da Regueifa e do Biscoito, estará uma exposição temporária designada “Pão com Peso e Medida”, que pretende dar a conhecer as diferentes formas que existiam de pesar e medir o pão. “É possível ver esta exposição em regime de visita livre dentro do horário normal do museu – todos os dias das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00. Durante a Aldeia Natal, terá este horário alargado até às 20h00 todas as sextas-feiras, sábados e domingos”, informa a autarquia.

Para as crianças, vão decorrer várias actividades na Biblioteca Municipal de Valongo, de 13 a 30 de Dezembro, desde oficinas onde poderão fazer postais de Natal e marcadores de livros até ateliês de artes plásticas onde os mais pequenos podem dar asas à imaginação. Será ainda realizado o ateliê “E agora? Musical de Natal, ou talvez não”, pela associação cultural Cabeça no Ar e Pés na Terra, para crianças até aos 10 anos, nos dias 16 e 17 de Dezembro. Para participar nestas actividades é preciso inscrever-se junto da Biblioteca.

A Oficina da Regueifa e do Biscoito vai também lançar um peddy paper sendo que o desafio é responder a um questionário procurando as respostas em padarias, biscoitarias e outros edifícios históricos da cidade. Acontece a 11 de Dezembro das 15h00 às 16h30, sendo que a actividade é gratuita e há prémio para os três vencedores.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here