Os resultados da análise do impacto social na comunidade educativa do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICE) do Tâmega e Sousa, uma estratégia desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa em articulação com os 11 municípios que a integram, as escolas da região e os encarregados de educação, foram apresentados, no final da semana passada, no Marco de Canaveses.

Segundo nota de imprensa, os dados foram apresentados pela equipa do SINCLab – Social InclusionLaboratory da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, responsável pela medição do impacto social de quatro medidas consideradas fundamentais para prevenir e combater o insucesso escolar: o programa de psicologia e orientação vocacional “DICAS (Diversidade, Inclusão, Complexidade, Autonomia e Solidariedade)”, o projecto “Experimenta Ciências”, o projecto “Teatro na Escola” e a criação de “Salas Educativas do Futuro”.

“No total dos dois lectivos de medição do seu impacto social (2019/2020 e 2020/2021), estas quatro medidas envolveram mais de 23 mil alunos, do pré-escolar ao secundário”, explica a CIM. “Volvidos três anos lectivos de implementação do PIICIE do Tâmega e Sousa – 2018/2019, 2019/2020 e 2020/2021 – e dois anos lectivos de medição do impacto social destas quatro medidas, em termos globais, a evidência dos vários estudos de medição de impacto social indica que estas medidas tiveram um impacto social entre muito positivo e positivo na comunidade escolar em geral”, descreve a mesma fonte.

Recorde-se que o PIICIE do Tâmega e Sousa tinha inicialmente prevista uma duração de três anos lectivos, mas o sucesso da sua implementação traduziu-se num prolongamento por mais dois anos lectivos (2021/2022 e 2022/2023).

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