O projecto “Brincar em Alfena” voltará a ser implementado este ano lectivo. Trata-se de uma parceria entre a Câmara Municipal de Valongo, a Associação Viver Alfena, o Agrupamento de Escolas de Alfena (AEA) e o Centro Social e Paroquial de Alfena e consiste “num projecto artístico-educativo” que abrange, como já aconteceu no último ano lectivo, um total de 600 alunos de 21 turmas do pré-escolar e do 1.º ano do 1.º ciclo de todas as escolas do Agrupamento de Escolas de Alfena e de quatro turmas do Jardim-de-Infância do Centro Social e Paroquial de Alfena, refere a proposta aprovada em reunião de executivo.

Assim, um protocolo entre as entidades vai permitir a dinamização de oficinas do brinquedo nas escolas. Com acções práticas, serão dados a conhecer memórias e costumes às crianças e alunos, assim como será estimulada a valorização do património.

Os grandes objectivos do projecto são explorar a identidade local; reconhecer Alfena e Ermesinde, como cidades do brinquedo; promover acções que permitam fornecer suportes para a ampliação da imaginação criadora como procura e descoberta de soluções; promover a aprendizagem e desenvolvimento das crianças nas expressões artísticas; desenvolver actividades que proporcionem a ilustração representativa do brinquedo tradicional; sensibilizar para uma educação com e pela arte; e participar na divulgação dos trabalhos pela comunidade, através dum processo participativo.

A Câmara apoia o projecto com cerca de cinco mil euros.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here