O Fundo Lousada Sustentável é uma iniciativa anual que “premeia os melhores projectos de sustentabilidade propostos por estudantes portugueses para o ano lectivo 2021/2022”. Os vencedores da 4.ª edição já são conhecidos, anunciou a Câmara de Lousada.

Nas propostas de grupo, no 1.º ciclo do ensino básico, venceram os projectos “Rio Mezio – uso sustentável da água” e “O nosso charco”, apresentados, respectivamente, pelo 3.º e 4.º ano da EB de Casais e pelo grupo Os Figuecharcos, da EB de Figueiras. Receberam ainda menções honrosas os projectos “Reciclar com Amor” (Grupo Patinhas Solidárias, da EB Nespereira), “Queremos saber, queremos cuidar!” (Os Pirilampos, da EB Lustosa) e “De noite também há vida!” (3.º ano Noite – EB Sousela).

Em nota de imprensa, a autarquia adianta que, no 2.º ciclo, venceram os projectos “Bichos, bicharocos e bicharilhos da minha terra” (turma 5.º ano do Externato Senhora do Carmo) e “Preservar a Biodiversidade através da identificação de micromamíferos da nossa região” (grupo Os Tyto-alba da EB Lousada Centro). Foi atribuída uma menção honrosa ao projecto “Escola mais verde e sustentável” apresentado por um grupo da EBS Dr. Mário Fonseca.

Já no 3.º ciclo, e a título individual, venceu João Pedro Ferreira Oliveira, da EB Lousada Centro, com o projecto “Hotel de Insectos”. Por fim, no ensino superior houve apenas lugar a uma menção honrosa, atribuída à jovem Beatriz Azevedo Carneiro, estudante na Universidade do Porto, pelo projecto “Compostagem Comunitária”, conclui nota de imprensa.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here