A aldeia de Couce, em Valongo, recebe, no próximo dia 18 de Setembro, a apresentação do projeto final MATER 17, uma iniciativa da Área Metropolitana do Porto (AMP) que pretende dar um novo olhar sobre o território, ao “promover” culturalmente os espaços, avança a autarquia.

A AMP, em parceria com as várias autarquias, promove, até Dezembro, projetos inéditos, de grande valor para as comunidades, que visam um enorme sentido de partilha, cumplicidade e promoção cultural, através de visitas guiadas, jogos tradicionais e documentários.

Assim, o MATER 17, inclui elementos de associações dos vários concelhos envolvidos e, no que diz respeito a Valongo, a apresentação terá lugar na Aldeia de Couce, uma das aldeias classificadas de Portugal, que se assume como elemento diferenciador no contexto metropolitano.

Assim, às 10h00 começa uma visita guiada à aldeia, que terá início nos moinhos do Cuco, terminando na Ponte de Couce.

Às 14h30, além da música estão previstos jogos tradicionais, sendo que ao final da tarde, às 18h00 será apresentado o Cor(p)o Metropolitano.

As inscrições são feitas junto da AMP e o transporte fica a cargo da autarquia de Valongo.

Mater, vem do latim ‘mãe’, e pretende ser o “berço e a raiz de 17 municípios com uma diversidade de artes, tradições e costume, que comungam da linguagem indelével de uma cultura, que se torna no fio condutor do tempo e que os une”, assinalou a AMP em comunicado.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here