Uma árvore de Lousada vai ‘desfilar’ no concurso nacional denominado “Árvores do Ano de Portugal 2022” anunciou, em comunicado, a Associação para a Conservação Integrada da Natureza, A Verde, promotora do evento, em parceria com a Câmara Municipal.

Numa primeira fase, pretende-se eleger a árvore que vai representar Lousada nessa iniciativa nacional, sendo que, já estão sujeitas a votação 12 ‘gigantes verdes’, existentes no município e que vão desde carvalhas, a sobreiros ou ciprestes, explica a associação.

O concurso termina a 30 de Julho e pretende, não só “divulgar, sensibilizar e promover o conhecimento da população geral sobre as árvores monumentais existentes no município”, assim como dar a “conhecer as características e memórias de cada uma delas”.

A árvore pode ser votada na página de Facebook ou pelo Instagram, com o nome ‘gigantes.verdes.lousada’, e os participantes são ainda convidados a contar “histórias que conhecem”, sobre cada das escolhidas.

Esta eleição vai culminar com o Concurso Árvore Europeia do Ano”, que começou em 2011, e é uma organização da “Czech Environmental Partnership Foudantion”.

A fase europeia vai contar com 14 “vencedores das rondas nacionais”, como explica o portal ‘Eurocid’ – Informação Europeia do Cidadão, e tem como lema “estamos à procura das árvores com as histórias mais interessantes”.

Ainda segundo o Eurocid, todos os anos, este concurso envolve cerca de “200 mil pessoas”, que ficam “mais conscientes para com a natureza”, deixando “orgulhosos” 14 países pela sua “herança natural”.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here