Chama-se “Valongo inOutdoor” e é um projecto da Câmara Municipal, que visa “promover”, através de uma página da internet, todos os equipamentos de desporto e de lazer ao ar livre, existentes no município.

Uma viagem pela página, mostra vários pontos de interesse de Valongo, como sejam “os baloiços e tronos do Circuito de Contemplação, os Centros de BTT, de Trail Running, de Percursos Equestres e de Escalada e ainda os Centros de Marcha e Corrida de Valongo e de Ermesinde”, anumera a edilidade em comunicado. 

Para breve, está a “construção da Escadaria Cuca Macuca, na Serra de Santa Justa, que também integrará este projecto”, avança o presidente da Câmara Municipal.

José Manuel Ribeiro explica que, esta rede de infra-estruturas, implicou um investimento de cerca de “750 mil euros”, e tem como objectivo a “manutenção e recuperação da saúde física e mental da população”, sobretudo num período de pandemia em que vivemos, apontou ainda o edil.  

O também presidente do conselho executivo do Parque das Serras do Porto, sublinha que estes espaços “representam uma poderosa mais-valia, não só para a dinamização das Serras do Porto”, mas para toda a Área Metropolitana, onde o concelho de Valongo se assume como “a Capital do Desporto Outdoor”.

A par destes espaços, José Manuel Ribeiro destaca as memórias locais, como “a centenária tradição do biscoito e da regueifa, a arte do brinquedo tradicional português, a bugiada e mouriscada e a ardósia”. Argumentos que fazem parte de um cartão de visita do município, para levar as pessoas a conhecerem Valongo.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here